SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número4Produtividade e qualidade de tomate cultivado em sistema hidropônico, com diferentes densidades de plantio e número de cachos por planta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Tropical

versão impressa ISSN 1517-6398versão On-line ISSN 1983-4063

Resumo

CHAGAS, Keivia Lino et al. Desempenho agronômico de morangueiro sob ambientes de cultivo e adubação organomineral. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2018, vol.48, n.4, pp.331-339. ISSN 1983-4063.  https://doi.org/10.1590/1983-40632018v4852876.

A fertilização orgânica, associada ao cultivo em ambiente climatizado, pode tornar rentável o cultivo de morangueiro no Nordeste brasileiro, fazendo-o alcançar grande valor de mercado. Objetivou-se avaliar o efeito da adubação orgânica e/ou mineral sobre morangueiros cultivados em diferentes ambientes. O experimento foi desenvolvido em delineamento de blocos ao acaso, com parcelas subdivididas e quatro repetições. As parcelas foram compostas por três ambientes de cultivo e as subparcelas por seis tipos de fertilização, por meio da associação entre adubação mineral e orgânica. A adubação organomineral com proporções iguais de esterco bovino e adubo mineral NPK proporciona maior número de frutos por planta, massa média de frutos por planta, produtividade e comprimento dos frutos. Não houve diferença significativa entre os ambientes avaliados; no entanto, de maneira geral, o ambiente climatizado proporciona maiores resultados, quanto ao desenvolvimento e à qualidade das plantas, melhorando as características físico-químicas dos frutos.

Palavras-chave : Fragaria x Ananassa Duch.; biofertilizantes; nutrição de plantas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )