SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue4Precocious flowering of plants resulting from in vitro germination of Cycnoches haagii seeds on mycorrhizal fungi presence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Tropical

Print version ISSN 1517-6398On-line version ISSN 1983-4063

Abstract

NEGRO, Sérgio Ricardo Lima et al. Correlações de rendimento de soja com a porosidade e densidade de um Latossolo. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2018, vol.48, n.4, pp.476-485. ISSN 1517-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-40632018v4852654.

A variabilidade espacial dos atributos físicos do solo é importante para indicar o manejo localizado, em áreas agrícolas. Objetivou-se analisar correlações espaciais entre o rendimento de grãos de soja e atributos da relação massa/volume do solo, visando a selecionar qual atributo está correlacionado com o rendimento, bem como avaliar a variabilidade espacial dos atributos do solo e componentes de produção desta cultura, em Latossolo Vermelho distroférrico manejado sob plantio direto. Os atributos do solo analisados (0,0-0,10 m e 0,10-0,20 m) foram: densidade (métodos do anel volumétrico e do torrão parafinado), densidade de partícula (métodos do balão volumétrico e do balão volumétrico modificado) e porosidade total. Os componentes de produção da soja avaliados foram: rendimento de grãos, número de vagens por planta, número de grãos por vagem, massa de cem grãos, massa de grãos por planta, população de plantas e estatura de plantas. A porosidade total do solo, calculada pela relação entre a densidade do solo (método anel volumétrico) e a densidade de partícula (método do balão volumétrico), na camada de 0,10-0,20 m, foi o melhor indicador de rendimento de grãos de soja sob plantio direto.

Keywords : Glycine max L.; compactação do solo; aeração do solo; geoestatística; sistema plantio direto.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )