SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Micropropagação de Physalis peruviana L.Produção de mudas de Tamarindus indica L. submetidas a substratos e métodos pré-germinativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Tropical

versão impressa ISSN 1517-6398versão On-line ISSN 1983-4063

Resumo

LIMA, Crislaine Barcellos de et al. Desenvolvimento de Oryzophagus oryzae (Costa Lima) em cultivares de arroz. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2019, vol.49, e53397.  Epub 15-Ago-2019. ISSN 1517-6398.  https://doi.org/10.1590/1983-40632019v4953397.

Cultivares resistentes a insetos são essenciais à melhoria do manejo de pragas como Oryzophagus oryzae (Coleoptera: Curculionidae), altamente prejudicial à cultura do arroz irrigado por inundação. O grau de benefício, porém, depende do tipo de resistência. Objetivou-se avaliar cultivares de arroz quanto à resistência a O. oryzae, inferindo sobre efeitos de antixenose e antibiose no desenvolvimento de larvas e adultos. Em condições naturais de infestação, instalou-se um experimento bienal em delineamento de quadrado latino, com seis tratamentos (cultivares) e parcelas de 30 plantas (cinco linhas de seis plantas equidistantes 20 cm) irrigadas com lâmina de água de 15 cm. Por meio de amostras-padrão de solo, plantas e raízes, foram avaliados o número e peso de larvas por classe de tamanho, bem como o número, peso, taxa de emergência e razão sexual de adultos. Exceto para a razão sexual, as cultivares diferiram (p ≤ 0,05) quanto às demais variáveis, cuja relação evidenciou efeitos de antibiose à fase larval e possibilitou concluir que: a cultivar BRS Firmeza possui resistência a O. oryzae por efeitos de antixenose e/ou antibiose; BRS Ligeirinho é suscetível, abrigando alta população larval e propiciando melhor desenvolvimento de larvas e adultos; e IRGA 417 possui resistência do tipo antibiose, que restringe a taxa de emergência de adultos. O peso de adultos atribui maior precisão à avaliação de efeitos prejudiciais de cultivares de arroz ao desenvolvimento de O. oryzae.

Palavras-chave : Oryza sativa; gorgulho-aquático; manejo integrado de pragas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )