SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Equipments to manage soil and irrigated rice straw for the sequential sowing of soybean in tropical floodplains1Contribution of corn intercropped with Brachiaria species to nutrient cycling1 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Tropical

Print version ISSN 1517-6398On-line version ISSN 1983-4063

Abstract

ZANELLA, Rodrigo et al. Desempenho de genótipos de feijão comum em função de estações de cultivo e níveis tecnológicos de insumos. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2019, vol.49, e54989.  Epub Sep 26, 2019. ISSN 1517-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-40632019v4954989.

No Brasil, o feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) é cultivado em diferentes safras e ambientes, com diferentes respostas do genótipo devido à interação genótipo x ambiente. Objetivou-se identificar genótipos de feijão com melhor estabilidade produtiva em cada ambiente de cultivo. Os experimentos foram conduzidos em delineamento de blocos casualizados, com três repetições, envolvendo três anos agrícolas, nove genótipos de feijão comum e quatro ambientes (primeira e segunda safras com baixo e alto nível tecnológico de insumos, como fertilizantes, controle de pragas e doenças). Análises biplot foram realizadas utilizando-se o software GGE Biplot. O uso de alto nível tecnológico de insumos resulta em aumento de 14,4 % na produtividade, é mais representativo nos ambientes de cultivo e mais adequado para a seleção de genótipos. IPR Campos Gerais, BRS Esplendor e BRS Campeiro mostraram alta estabilidade e obtiveram o melhor desempenho produtivo em ambos os níveis tecnológicos.

Keywords : Phaseolus vulgaris L.; interação genótipo x ambiente; produtividade de grãos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )