Este artigo traz informações sobre o comportamento nas primeiras idades de um concreto de alta resistência, produzido com cimento de alta resistência inicial, lançado e adensado em ambientes submetidos a vibrações, como em obras de pontes de rodovias. Apresenta-se o programa experimental desenvolvido, descrevendo desde a moldagem dos corpos-de-prova, sob ação de vibrações similares às induzidas pelo tráfego, até os ensaios de caracterização mecânica e de aderência aço-concreto. Os resultados experimentais indicam que o concreto submetido à vibração nas primeiras idades pode sofrer perdas na resistência à tração e no módulo de elasticidade. A redução dessas propriedades pode comprometer a utilização da estrutura devido ao aparecimento de flechas e fissuras acima dos limites de norma. A redução da resistência à tração do concreto deve ser considerada, também, na aplicação de pavimentos rígidos, onde essa propriedade é fundamental para garantir a durabilidade do sistema. Não foi observada nenhuma redução na resistência à compressão ou na capacidade de aderência devido à introdução de vibrações nas primeiras idades do concreto.
concreto de alta resistência; efeito de vibração induzida pelo tráfego; ensaios de caracterização mecânica; aderência aço-concreto; teste de arrancamento