SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue5Punching strength of reinforced concrete flat slabs without shear reinforcementMechanical behavior analysis of small-scale modeling of ceramic block masonry structures: geometries effect author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista IBRACON de Estruturas e Materiais

On-line version ISSN 1983-4195

Abstract

TENORIO, J. J. L.; GOMES, P. C. C.; RODRIGUES, C. C.  and  ALENCAR, T. F. F. de. Concreto produzido com agregados reciclado. Rev. IBRACON Estrut. Mater. [online]. 2012, vol.5, n.5, pp. 692-701. ISSN 1983-4195.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-41952012000500006.

Este artigo apresenta as análises das propriedades mecânicas e de durabilidade de concreto com agregados reciclados (CAR) para em concreto. Sabe-se que a porosidade dos agregados reciclados influencia as propriedades frescas e endurecidas do concreto e estas propriedades estão relacionadas com a massa específica dos agregados graúdo reciclado, que diretamente influencia as propriedades mecânica do concreto. Os resíduos de construção e demolição (RCD), que deram origem aos agregados reciclados, foram separados em agregado miúdo e agregado graúdo. Também, um agregado graúdo reciclado de maior densidade foi obtido misturando o agregado reciclado do RCD com o agregado reciclado de resíduo de concreto (RC). Os concretos com agregados reciclados foram produzidos com três níveis de relação a/c, as razões foram usadas de acordo com a NBR 6118 para concretos estruturais, combinando-se cada agregado graúdo reciclado com o agregado miúdo reciclado e com uma areia natural. Concretos de referência também foram produzidos utilizando-se agregados naturais. Observou-se que CAR tem potencial para aplicação como concretos estruturais. Em termos gerais, o uso combinado dos agregados graúdos e miúdos reciclados não foi vantajoso, mas as propriedades dos CAR eram tanto melhores quanto maior a massa específica dos agregados graúdos reciclados. Alguns CAR chegaram a apresentar resistências mecânicas maiores que as de seus respectivos concretos de referência.

Keywords : agregado reciclado; massa específica; concreto; propriedades.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English