SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número4Fragilidade sísmica de uma ponte rodoviária em Quebec reabilitada com isoladores em borracha naturalLajes lisas nervuradas bidirecionais com furos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista IBRACON de Estruturas e Materiais

versão On-line ISSN 1983-4195

Resumo

TENORIO, D. A.; GOMES, P. C. C.; DESIR, J. M.  e  UCHOA, E. L. M.. Análise de cargas acidentais em pavimentos de garagem. Rev. IBRACON Estrut. Mater. [online]. 2014, vol.7, n.4, pp.560-571. ISSN 1983-4195.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-41952014000400003.

O trabalho tem como foco a análise das cargas acidentais utilizadas para pavimentos de garagem, considerando as recomendações de normas nacionais e internacionais para a definição do valor das cargas a serem aplicadas nas lajes nervuradas. A norma brasileira NBR 6120/1980 [1], que trata do assunto, não especifica nada em relação a cargas concentradas, enquanto normas internacionais como Euro Code [2] e IBC [3], recomendam considerar cargas distribuídas e concentradas. Atualmente, as lajes nervuradas são utilizadas amplamente em pavimentos de garagem. Neste contexto, considerando os padrões de veículos mais utilizados no país, será que os valores de cargas distribuídas das normas são adequados para o dimensionamento das lajes nervuradas? Ou é necessário fazer uma correção destas cargas para levar em consideração as cargas concentradas da ordem de 8,5 kN por pneu correspondente a um veículo utilitário. O objetivo deste trabalho é procurar as respostas para estas duas perguntas através de uma análise paramétrica envolvendo os principais parâmetros de uma laje nervurada, que são: a relação (lambda) entre os lados, a distância entre as nervuras principais e o esquema de apoio da laje (uni ou bidirecional). De uma forma geral o conjunto das simulações mostra que as cargas recomendadas pelas normas citadas precisariam de correção quando utilizadas em pavimento de garagem para reproduzir o efeito das cargas concentradas das rodas de veículos tipo utilitário.

Palavras-chave : carga acidental; pavimento garagem; laje nervurada unidirecional e laje nervurada bidirecional; método dos elementos finitos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons