SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Correlação entre eletromiografia e índice de inabilidade facial em pacientes com paralisia facial de longa duração: implicações para o resultado de tratamentosEstudo retrospectivo da abordagem das fraturas nasais no Hospital de Clínicas da Unicamp índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica

versão impressa ISSN 1983-5175

Resumo

GOULART, Francisco de Oliveira et al. Correção da orelha de abano pela técnica de incisão cartilaginosa, definição da antélice com pontos de Mustardé e fixação da cartilagem conchal na mastoide. Rev. Bras. Cir. Plást. [online]. 2011, vol.26, n.4, pp. 602-607. ISSN 1983-5175.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-51752011000400011.

INTRODUÇÃO: A orelha de abano é o mais comum de todos os defeitos congênitos da orelha, com incidência de 5% em caucasianos. O tratamento cirúrgico deve corrigir os ângulos auriculocefálico e escafoconchal, bem como a protrusão do lóbulo, quando presente. O objetivo deste trabalho é demonstrar a experiência de nosso serviço no tratamento da orelha de abano com a combinação de diversas técnicas disponíveis. MÉTODO: Foram avaliados 47 pacientes, operados com a associação de técnicas já descritas anteriormente, sendo utilizados incisão cartilaginosa, pontos de Mustardé para definição de antélice e fixação da concha na mastoide. Os pacientes com menos de 15 anos de idade foram operados sob anestesias geral e local, e os demais foram submetidos somente a anestesia local. Todos os pacientes foram reavaliados no primeiro dia de pós-operatório. RESULTADOS: Os resultados pós-operatórios foram considerados satisfatórios pelos pacientes e pela equipe cirúrgica, sem o aparecimento do estigma de orelha operada. CONCLUSÕES: O melhor tratamento de orelhas proeminentes é obtido com a associação de diversas técnicas. A abordagem empregada nos pacientes avaliados tem apresentado resultados naturais e com baixos índices de complicação, satisfazendo a equipe cirúrgica e, principalmente, os pacientes.

Palavras-chave : Orelha externa [cirurgia]; Cirurgia plástica [métodos]; Otopatias [cirurgia].

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês