SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Estudo retrospectivo da abordagem das fraturas nasais no Hospital de Clínicas da UnicampAvaliação da satisfação a longo prazo dos pacientes submetidos a rinoplastia no Serviço de Cirurgia Plástica da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica

versão impressa ISSN 1983-5175

Resumo

SPERLI, Aymar Edison; FREITAS, José Octávio Gonçalves de  e  FISCHLER, Rinaldo. Tratamento cirúrgico da columela retraída em narizes primários . Rev. Bras. Cir. Plást. [online]. 2011, vol.26, n.4, pp. 613-617. ISSN 1983-5175.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-51752011000400013.

INTRODUÇÃO: A columela retraída pode estar presente em narizes primários e em pacientes já submetidos a rinoplastias estéticas e/ou funcionais. O objetivo deste trabalho é demonstrar a utilização do músculo depressor do septo nasal (músculo depressor da ponta nasal) em sua porção labial e do músculo orbicular do lábio superior na correção da columela retraída. MÉTODO: No total, 20 pacientes com idades variando entre 20 anos e 35 anos, sendo 4 do sexo masculino e 16 do sexo feminino, foram submetidos a rinoplastia estética primária. RESULTADOS: Presença de edema moderado pós-operatório foi observada em todos os casos, com resolução dentro de 1 mês a 3 meses. As cicatrizes em "V" na base da columela apresentaram excelente aspecto estético. CONCLUSÕES: A técnica cirúrgica é de fácil execução e apresenta curva de aprendizado rápida. A correção da columela com a técnica apresentada proporcionou resultados naturais e previsíveis.

Palavras-chave : Rinoplastia; Nariz [cirurgia]; Cirurgia plástica [métodos].

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês