SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Mandible fracture: epidemiological study of 70 casesBreast reconstruction using latissimus dorsi muscle flap: a novel surgical technique with reduced scarring índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica

versión impresa ISSN 1983-5175

Resumen

ARAUJO, João Batista Fortaleza de et al. Uso do retalho miogorduroso segmentar do músculo latíssimo do dorso em decúbito único para reconstrução da mama pós-quadrantectomia externa. Rev. Bras. Cir. Plást. [online]. 2011, vol.26, n.4, pp. 649-654. ISSN 1983-5175.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-51752011000400019.

INTRODUÇÃO: Cada vez mais são realizadas reconstruções imediatas da mama pós-tratamento do câncer. Para as mastectomias radicais, há várias técnicas consagradas. Na quadrantectomia, as opções de reparação do defeito vão do fechamento primário à utilização de técnicas de cirurgia oncoplástica. Para os tumores dos quadrantes externos, a opção de rotação de todo o músculo latíssimo do dorso é desnecessária, uma vez que usualmente excede ao necessário à reparação do volume perdido. Neste trabalho é proposta uma nova opção para a reconstrução pós-quadrantectomia em quadrantes externos. MÉTODO: A técnica cirúrgica consiste na dissecção do segmento lateral do músculo latíssimo do dorso pelo prolongamento da incisão para a retirada da lesão, no mesmo decúbito dorsal, seguida de sua rotação e modelagem para reparar o defeito decorrente da extirpação do câncer. No total, 21 mulheres com idade entre 33 anos e 69 anos foram submetidas a quadrantectomias de quadrantes externos, seguidas da reconstrução com a técnica descrita neste trabalho. Para a avaliação do método, cada resultado teve atribuído um escore a volume, forma, simetria e alterações do complexo areolopapilar, da cicatriz e da superfície do quadrante operado. RESULTADOS: Os resultados obtidos na avaliação do volume e da forma foram superiores em relação aos da simetria. A nota média foi 7,048, equivalente ao conceito B. CONCLUSÕES: A nova técnica propiciou diminuição do tempo cirúrgico. A aquisição do conceito B demonstra a viabilidade do método.

Palabras llave : Neoplasias da mama [cirurgia]; Mamoplastia; Cirurgia plástica [métodos].

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués