SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Reconstruction of pelviperineal injuries with perforator flaps: clinical experience with 22 casesPalatoplasty training model índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica

versión impresa ISSN 1983-5175

Resumen

PINHO, Priscilla Rocha et al. Abordagem psicológica em cirurgia plástica pós-bariátrica . Rev. Bras. Cir. Plást. [online]. 2011, vol.26, n.4, pp. 685-690. ISSN 1983-5175.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-51752011000400026.

Atualmente, a cirurgia plástica vem se firmando cada vez mais como parte integrante do tratamento cirúrgico da obesidade mórbida, na medida em que visa a devolver as melhores condições de contorno corporal ao enorme contingente de pacientes submetidos a grandes perdas ponderais. Os aspectos peculiares que acompanham essa nova trajetória do paciente obeso exigem abordagem interdisciplinar, com cuidadoso acompanhamento psicológico, antes e depois da cirurgia bariátrica, que deverá prepará-lo continuamente para as grandes transformações impostas a sua imagem corporal. Com a popularização das gastroplastias e a crescente demanda por procedimentos de contorno corporal após grandes emagrecimentos, é cada vez mais comum a presença desses pacientes nos consultórios de cirurgiões que não estão ligados aos serviços multidisciplinares, e que, portanto, precisam conhecer, avaliar e lidar também com os aspectos psicológicos envolvendo candidatos a cirurgia plástica pós-bariátrica. Este trabalho estabelece uma revisão da literatura acerca do complexo ambiente psicológico na obesidade, voltada para o cirurgião plástico, com ênfase na identificação e no controle das condições psíquicas desfavoráveis, possibilitando o melhor planejamento operatório em pacientes com perda significativa de peso após cirurgia bariátrica.

Palabras llave : Transtornos mentais; Cirurgia plástica; Cirurgia bariátrica; Motivação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués