SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Brazilian Plastic Surgery and the Medical Code of EthicsExtended reverse abdominoplasty author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica

Print version ISSN 1983-5175

Abstract

FRAGA, Murillo Francisco Pires et al. Modelo prático para treinamento de anastomose microvascular. Rev. Bras. Cir. Plást. [online]. 2012, vol.27, n.2, pp. 325-327. ISSN 1983-5175.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-51752012000200026.

A técnica de anastomose microcirúrgica é desafiadora e requer treinamento extenso, dedicação e tempo. Os autores descrevem um modelo de treinamento acessível, prático e fácil, que utiliza retalho abdominal proveniente de abdominoplastias. O calibre dos vasos epigástricos superficiais encontrados nos retalhos abdominais excisados variou de 1,2 mm a 2 mm, dependendo do índice de massa corporal da paciente no pré-operatório. Esse retalho permitiu o treinamento de anastomoses microcirúrgicas em vasos de diferentes calibres. Esses vasos permaneciam com pequena quantidade de sangue em seu lúmen, o que permitia testar a qualidade e a patência das anastomoses. Esse modelo de treinamento em vasos abdominais humanos, quando comparado aos modelos animais ou inanimados, permite transição mais rápida e real aos pacientes. A prática de dissecção e de anastomoses terminoterminais e terminolaterais de uma maneira efetiva e prática aperfeiçoa a destreza cirúrgica.

Keywords : Anastomose cirúrgica; Microcirurgia; Abdome [cirurgia]; Capacitação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese