Acessibilidade / Reportar erro

“DEUS TE LIVRE, LEITOR, DE UMA IDEIA FIXA”: METALEPSE EM MACHADO DE ASSIS1 1 Este texto é o resultado de uma comunicação apresentada no segundo congresso da Associação de Brasilianistas na Europa, na École des Hautes Études en Sciences Sociales - Paris, em setembro de 2019.

“GOD FORBID YOU, MY READER, FROM A FIXED IDEA”: METALEPSIS IN MACHADO DE ASSIS

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão sobre o uso de um conceito recente para um recurso metaficcional já antigo: de Cervantes a Machado de Assis, inúmeros escritores recorreram à metalepse, que ora faz uma personagem reclamar da narrativa, no caso de Sancho Pança, ora interpela o leitor, como faz Brás Cubas. Interessa-me analisar como essa transgressão narrativa foi explorada por Machado de Assis, que em Memórias póstumas chega a admitir sua filiação a um certo estilo europeu, buscando marcar, porém, sua especificidade. Trata-se de mostrar que o recurso à metalepse desestabiliza o jogo literário e chama à cena um leitor que, em Machado, já não é mais o mesmo daquele convocado pela forma romanesca europeia que lhe serviu de modelo.

Palavras-chave:
Machado de Assis; Brás Cubas; metalepse; narratologia

Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 sl 38, 05508-900 São Paulo, SP Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: machadodeassis.emlinha@usp.br