Acessibilidade / Reportar erro

A ética no ensino superior na área da saúde: uma revisão integrativa

Ética en la educación superior em salud: una revisión integrativa

Ethics in health college education area: an integrative review

Revisão integrativa com o objetivo de analisar como a ética no ensino superior na área da saúde é abordada na literatura, desenvolvida no período de janeiro de 2006 a dezembro de 2011, mediante pesquisa realizada nas bases SciELO e PubMed. Doze artigos preencheram os critérios de inclusão e as áreas com maior destaque foram Medicina (6), Odontologia (3) e Enfermagem (2), um deles publicado em conjunto com a área de Serviço Social, e um artigo sobre Saúde Pública. Por meio da análise de conteúdo, foram eleitas duas categorias temáticas: métodos e estratégias de ensino e avaliação da aprendizagem da ética. A análise indicou que as questões envolvidas no ensino-aprendizagem da ética são complexas e incluem incertezas e diversidade de opiniões e valores morais. Os alunos devem trabalhar com o tema em disciplinas com abordagem transversal, oportunidade de trocar ideias e refletir sobre as questões.

Ensino; Ética; Saúde


Conselho Federal de Medicina SGAS 915, lote 72, CEP 70390-150, Tel.: (55 61) 3445-5932, Fax: (55 61) 3346-7384 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: bioetica@portalmedico.org.br