Categoria temática: Plágio
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Vasconcelos S, Leta J, Costa L, Pinto A, Sorenson
MM 18
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Discussing plagiarism in Latin American science.
Brazilian researchers begin to address an ethical issue |
Verificar a concepção sobre plágio entre
cientistas brasileiros |
Pesquisa qualitativa Procedimento: 2 grupos
focais, incluindo 16 pesquisadores de distintas áreas do
conhecimento |
1) O conceito de plágio não está claro para os
pesquisadores 2) O plágio é questão delicada que ainda não é
discutida de modo apropriado, e praticamente inexistem
diretrizes específicas nas instituições latino-americanas |
1) Trata-se de tema que precisa ser introduzido
no processo de formação acadêmica 2) Indica a necessidade de
criação de diretrizes específicas para orientar as políticas
institucionais no Brasil e na América Latina |
Berlinck RGS 22
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The academic plagiarism and its punishments: A
review |
Apresentar o conceito de plágio, suas
implicações, consequências e possibilidades de punição |
Não mencionada |
1) O conceito de plágio é complexo e deve ser
entendido a partir de sua inserção histórico-cultural 2) Os
professores devem introduzir precocemente a discussão sobre o
tema, incluindo noções de autoria e de autenticidade das
fontes |
Discussão precoce do tema no processo de formação
acadêmica, incluindo questões relacionadas à detecção precoce e
possíveis punições |
Krokoscz M 24
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Abordagem do plágio nas três melhores
universidades de cada um dos cinco continentes e do Brasil |
1) Identificar e analisar as abordagens sobre o
plágio adotadas nessas instituições 2) Comparar as abordagens
das melhores universidades do mundo com as abordagens das
melhores universidades brasileiras 3) Apresentar proposta de
enfrentamento do plágio no Brasil |
Pesquisa descritiva documental |
1) Apresentação de dados comparativos sobre
plágio nos cinco continentes e nas três melhores universidades
brasileiras 2) Sistematização das informações sobre plágio: a)
Hotsite institucional com conteúdo
exclusivo sobre plágio; b) política institucional sobre o
plágio; c) disponibilização de guias, manuais e/ou documentos
oficiais sobre o assunto; d) comissão de integridade acadêmica,
comitê disciplinar, de sindicância etc. 3) Adoção de medidas
preventivas, diagnósticas e corretivas |
1) O enfrentamento do plágio deve incluir um
conjunto de ações e estratégias de formação e capacitação 2)
Adoção de abordagem formativa para a promoção da cultura de
integridade científica 3) Elaboração e adoção de políticas
institucionais para prevenção do plágio 4) Introdução do tema e
de estratégias específicas para minimizar esse problema |
Watanabe EH 30
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A não linearidade entre a reação de quem copia e
de quem é copiado |
Apresentar algumas medidas tomadas no âmbito do
Coppe/UFRJ para prevenir plágio e certos problemas
correlatos |
Não foi adotada metodologia científica
específica. Experiência e registro ao longo dos anos |
Discussão sobre os seguintes aspectos: a)
declaração de não violação de direitos de terceiros; b)
definições importantes; c) Portaria 13/2006 da Capes; d)
inclusão de partes copiadas de terceiros ou do próprio autor; e)
exemplos interessantes de violações de direitos autorais |
Construção de cultura de prevenção do plágio,
adotando-se as seguintes ações: a) conscientizar da necessidade
de respeitar os direitos autorais de terceiros; b) indicar a
autoria de material publicado (ou não publicado) sempre que
utilizar citações, ideias de terceiros; c) obter autorização de
proprietários dos direitos autorais sempre que utilizar material
protegido; d) acabar com a cultura do “copiar e colar”; e)
respeitar os artigos 297 a 299 do Código Penal
brasileiro |
Categoria temática: Conflitos de autoria e Plágio
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Silva OSF 16
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Entre o plágio e a autoria: qual o papel da
universidade? |
Refletir sobre autoria, conflitos de autoria e
plágio |
Pesquisa qualitativa realizada com 20 estudantes
de graduação em letras cursando disciplina semipresencial |
1) A interface com a tecnologia permite a
utilização de hipertextos virtuais como principal fonte de
informação 2) A facilidade de acesso predispõe o estudante a
utilizar material de terceiros como se fossem seus 3) A
constituição da autoria deve ser vista como exercício de
autonomia e consciência do outro |
1) Torna-se necessário ampliar a discussão sobre
o tema da autoria e do plágio no contexto acadêmico 2) Indica a
necessidade de promover ações para minimizar a ocorrência desse
problema no meio acadêmico |
CATEGORIA TEMÁTICA: CONFLITOS DE AUTORIA
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Grieger MCA 12
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Authorship: An ethical dilemma of science |
1) Analisar artigos na literatura acerca da
conduta imprópria em autoria: seus tipos, causas, consequências
e diretrizes éticas 2) Propor alternativas para compromisso
ético nas publicações científicas |
Revisão narrativa |
1) Tipos frequentes de conduta imprópria são
casos de ghost-writer e de publicações
compartilhadas e redundantes 2) As principais causas dessas
práticas são a pressão para publicar e o desejo de ascensão
social e profissional 3) Essas práticas continuam presentes
apesar dos critérios definidos pelo Comitê Internacional de
Editores de Revistas Médicas (ICMJE) |
Instituições acadêmicas, agências de fomento à
pesquisa, agências regulatórias e associações profissionais
devem estabelecer políticas de avaliação da qualidade das
publicações e aderência aos princípios éticos da pesquisa
científica |
Grieger MCA15
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Escritores-fantasma e comércio de trabalhos
científicos na internet: a ciência em risco |
Analisar o comércio de trabalhos científicos na
internet e de que modo são oferecidos esses serviços |
Estudo exploratório. Análise de 18 páginas na
internet que oferecem serviços de elaboração de artigos
científicos, monografias, dissertações e teses |
1) Dez empresas aceitaram a encomenda e, exceto
uma delas, não se opuseram às condições impostas: pesquisa de
campo, aprovação por comitê de ética em pesquisa (CEP) e
utilização das normas de Vancouver. Seis não responderam e duas
não aceitaram a encomenda alegando não ter colaboradores
disponíveis 2) O comércio de trabalhos científicos é uma
realidade que pode interferir negativamente na formação ética,
científica e profissional de graduandos e pós-graduandos, bem
como na produção científica, falseando dados e informações da
literatura |
Necessidade de desenvolver estratégias fidedignas
de avaliação dos trabalhos de conclusão de cursos e de
monografias |
Garcia CC, Martrucelli CRN, Rossilho MMF,
Denardin OVP 20
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Autoria em artigos científicos: os novos
desafios |
Refletir sobre critérios utilizados para
atribuição da autoria, as razões do crescimento dos índices de
coautoria e os desafios de estabelecer a autoria em periódicos
eletrônicos |
Revisão bibliográfica e estudo de caso (base de
dados) |
1) Existem estratégias para evitar que condutas
impróprias quanto à atribuição de autoria abalem a credibilidade
da ciência 2) Maus comportamentos em relação à autoria são:
autoria e coautoria convidada, pressionada e fantasma |
1) Práticas disseminadas, como autoria convidada,
pressionada ou fantasma, devem ser combatidas 2) Os periódicos
devem exigir transparência sobre a contribuição de cada um dos
coautores |
CATEGORIA TEMÁTICA: Normas e diretrizes brasileiras
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Fernandes MR, Queiroz MCCAM, Moraes MR, Barbosa
MA, Souza ALL23
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Padrões éticos adotados pelas revistas
científicas brasileiras das especialidades médicas |
Analisar padrões éticos contidos nas orientações
aos autores de periódicos científicos brasileiros de diversas
especialidades médicas e verificar se existe padronização
disponível |
Estudo exploratório realizado no Portal de
Ciências da Saúde da BVS. Foram incluídos 95 periódicos |
Do total de periódicos analisados: a) 80% faziam
referência à aprovação do estudo por um CEP; b) 43,15%
mencionavam a Declaração de Helsinki e o
consentimento informado; c) 32,63% reportavam requisitos
uniformes; d) 15,78% referiram proteção da confidencialidade; e)
9,47% não fizeram nenhuma menção a aspectos éticos para submeter
artigos; f) 90% mencionaram aspectos éticos para a submissão de
artigos |
Os periódicos científicos brasileiros devem
aprimorar os requisitos para submissão e avaliação de artigos, a
fim de garantir a qualidade e fidedignidade dos resultados
apresentados |
Guerriero ICZ, Minayo MCS 26
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O desafio de revisar aspectos éticos das
pesquisas em ciências sociais e humanas: a necessidade de
diretrizes específicas |
Problematizar a padronização indevida dos
procedimentos éticos direcionados às pesquisas nas áreas das
ciências sociais e humanas |
Revisão narrativa |
As normas brasileiras sobre ética em pesquisa são
inadequadas para avaliar os projetos de pesquisa provenientes
das ciências sociais e humanas |
Necessidade de discutir a especificidade da ética
nas pesquisas em ciências sociais e humanas |
Malafaia G, Guilhem D, Talvani
A28
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Do Brazilian scientific journals promote the
adherence of Chagas disease researchers to international ethical
principles? |
Analisar os aspectos éticos das publicações sobre
doença de Chagas no período 1966-2010 e as políticas para
publicação adotadas por periódicos médicos brasileiros |
Estudo exploratório realizado na base de dados
SciELO |
1) Dos 158 artigos analisados, 58,9% não
mencionaram os aspectos éticos utilizados no estudo 2) Entre os
25 periódicos avaliados, apenas 13 indicavam claramente os
aspectos éticos requeridos para publicação dos artigos |
Os periódicos científicos brasileiros devem
aperfeiçoar os requisitos éticos exigidos para submissão e
avaliação de artigos, de forma a adequar-se às diretrizes
brasileiras sobre ética em pesquisa envolvendo seres
humanos |
Russo M 29
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Ética e integridade na ciência: da
responsabilidade do cientista à responsabilidade coletiva |
Mostrar que questões sobre ética e integridade em
pesquisa devem ser abordadas tanto a partir da discussão sobre a
responsabilidade do cientista quanto a partir da
responsabilidade coletiva |
Revisão narrativa |
Foram elaboradas três questões para subsidiar a
discussão sobre o tema: a) “Somos menos éticos e menos íntegros
que nossos antepassados?”; b) “Que valores estão acoplados ao
trabalho e à publicação científica hoje?”; c) “Vigiar, punir,
prevenir ou transformar? Onde estamos e para onde queremos
ir?” |
1) É preciso retomar valores na prática
científica como forma de oposição ao impulso da fraude 2) A
responsabilidade emerge como possibilidade que permitirá
orientar a própria investigação científica na direção da
ética |
CATEGORIA TEMÁTICA: CONFLITOS DE INTERESSES
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Alves EMO, Tubino P 14
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Conflito de interesses em pesquisa clínica |
Refletir sobre as questões relacionadas aos
conflitos de interesses em pesquisa clínica |
Não mencionada |
1) Os conflitos de interesses são generalizados e
inevitáveis na vida acadêmica 2) O desafio não consiste em
erradicá-los, mas o seu reconhecimento permite manejá-los
adequadamente |
1) Todas as pesquisas envolvendo seres humanos
devem ser avaliadas por comitês de ética em pesquisa; 2) Os
resultados dos estudos devem atender a normas para o manejo de
conflitos de interesses propostas pelo ICMJE |
Camargo Jr KR 17
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Public health and the knowledge industry |
Analisar questões relacionadas à interface entre
saúde pública e a indústria do conheci- mento |
Não mencionada |
1) Existe uma indústria do conhecimento que
confere poder à países, instituições e pesquisadores 2) Muitas
vezes o conhecimento está ligado ao marketing
como forma de possibilitar a sua venda aos possíveis
interessados |
A produção e distribuição do conhecimento
deveriam ser abordadas como um componente estratégico da saúde
pública |
Souza RP, Rapoport A, Dedivitis RA, Cernea CR,
Brandão LG 27
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Conflitos de interesses na pesquisa
médico-farma-cológica |
Refletir sobre as questões relacionadas aos
conflitos de interesses em pesquisa médico-farmacológica |
Não mencionada |
1) Pesquisas realizadas com financiamento da
indústria farmacêutica têm proporção mais alta de resultados
favoráveis 2) Conflitos de interesses representam vieses que
podem interferir nos resultados |
1) Transparência na declaração de conflitos de
interesses envolvidos nas pesquisas 2) Contribuir para análise
rigorosa dos projetos de pesquisa clínica, que devem ser
revisados por comitês de ética em pesquisa |
CATEGORIA TEMÁTICA: Percepção sobre integridade
científica
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Santana CC 21
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O tema da integridade científica nas
pós-graduações em saúde no Brasil |
Conhecer a preocupação dos programas de
pós-graduação em saúde acerca do tema da integridade em
pesquisa |
Estudo exploratório por meio de pesquisa em 126
páginas de programas brasileiros na área da saúde |
1) Ainda não existe preocupação com o tema da
integridade em pesquisa na maioria dos programas de
pós-graduação em saúde no país 2) A honestidade científica ainda
não é prioridade nas instituições de ensino |
As instituições de ensino e a comunidade
científica devem assumir papel fundamental na formação de
pesquisadores eticamente responsáveis |
Schmitz PD, Menezes M, Lins L 25
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Percepção de integridade científica para o
estudante de medicina |
1) Conhecer a percepção do estudante de medicina
sobre integridade científica 2) Discutir a necessidade de
abordar a temática na formação de pesquisadores eticamente
responsáveis 3) Esclarecer a importância da existência de
práticas educacionais que objetivem a educação ética na formação
desse estudante |
Estudo qualitativo. Técnica de análise temática.
Procedimento: entrevista semiestruturada |
1) Evidenciou-se a necessidade de abordagem mais
efetiva sobre o Sistema CEP/Conep 2) O tema da integridade
científica parece ser pouco discutido no meio acadêmico, o que
pode gerar a prática de condutas inadequadas na produção
científica, por falta de reconhecimento dessas condutas por
parte dos discentes |
1) Devem ser adotadas estratégias
teórico-práticas para o ensino da integridade científica no
currículo médico 2) O tema deve ser introduzido precocemente no
processo de formação acadêmica |
CATEGORIA TEMÁTICA: Normas e diretrizes DO processo
editorial
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Gollogly L, Momen H 13
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Ethical dilemmas in scientific publication:
Pitfalls and solutions for editors |
Fornecer definições, formas de documentar a
extensão do problema e exemplos de iniciativas para conter
fraudes editoriais |
Não mencionada |
1) São problemas comuns de conduta imprópria na
ciência: fabricação, falsificação, duplicação, autoria-fantasma,
autoria concedida, falta de ética na aprovação de manuscritos,
não divulgação desses fatos, publicação “salame” (fracionada),
conflitos de interesses, autocitação, submissão e publicação
duplicadas e plágio 2) A conduta editorial inadequada inclui:
falha em seguir o processo devido, atraso nas decisões e
comunicação com os autores, falhas na revisão e confundir o
conteúdo de um periódico com seu potencial promocional e de
propaganda |
1) Os editores assumem posição privilegiada no
processo de promoção de práticas adequadas para publicação 2) Os
periódicos devem adotar orientações éticas claras sobre os
procedimentos adotados para publicação |
Tavares-Neto J, Azevêdo ES 19
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Destaques éticos nos periódicos nacionais das
áreas médicas |
Avaliar os destaques éticos existentes nas
instruções aos autores de periódicos nacionais citados
conjuntamente pelas quatro áreas médicas da Capes e qualificados
nível “A” nacional ou “I” internacional |
Estudo exploratório. Procedimento: análise das
instruções aos autores de 20 revistas nacionais |
1) No que se refere à ética em pesquisa, 50% dos
periódicos analisados exigem que o estudo tenha sido aprovado
por um CEP 2) Em relação à integridade científica, 55% dos
periódicos exigem declaração de conflitos de interesses.
Todavia, todos (100%) os periódicos são omissos quanto à
verificação de conflitos de interesses entre autores e
revisores, assim como à prevenção de fraudes, plágios e
fabricação de dados 3) Sobre política editorial, 65% dos
periódicos exigem que os direitos autorais lhes sejam cedidos e
os demais (35%) não se manifestam sobre o assunto |
A prevenção da desonestidade científica deve ser
uma responsabilidade compartilhada por pesquisadores, agências
de fomento, instituições de ensino, periódicos científicos e a
sociedade em geral |