SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Eticidade do uso de placebo em pesquisa clínica: proposta de algoritmos decisóriosCaso belga de eutanásia em crianças: solução ou problema? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Bioética

versão impressa ISSN 1983-8042versão On-line ISSN 1983-8034

Resumo

CANTARINO, Ligia  e  MERCHAN-HAMANN, Edgar. Pensar a ética na vigilância da influenza?. Rev. Bioét. [online]. 2015, vol.23, n.3, pp.468-474. ISSN 1983-8042.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422015233083.

A vigilância epidemiológica, importante na indicação e execução de políticas de saúde pública e nas tomadas de decisão, constitui um elo entre os serviços de saúde e a pesquisa. Nesse contexto, as questões éticas presentes nas práticas diárias de vigilância demandam processos reflexivos aprofundados e discussões específicas mais qualificadas. Para a elaboração deste ensaio reflexivo, tomaram-se algumas indagações éticas relacionadas à vigilância da influenza, confrontando-as com uma gama de conceitos bioéticos, de direitos humanos, de direito à saúde, de saúde pública e de ética. As reflexões propostas enfocam os princípios da bioética, relacionando-os às características das ações de vigilância direcionadas aos participantes da pesquisa de circulação de vírus respiratórios.

Palavras-chave : Ética; Bioética; Vigilância epidemiológica; Influenza humana.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )