SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Knowledge of palliative care among residents of a university hospitalMedical confidentiality in the care of patients with HIV/AIDS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Bioética

Print version ISSN 1983-8042On-line version ISSN 1983-8034

Abstract

CARVALHO, Luciana Rodriguez Teixeira de; SHIMIZU, Helena Eri  and  GARRAFA, Volnei. Geografia e geopolítica da fome: bioética na obra de Josué de Castro. Rev. Bioét. [online]. 2019, vol.27, n.1, pp.143-152. ISSN 1983-8034.  https://doi.org/10.1590/1983-80422019271297.

A pesquisa estuda as obras “Geografia da fome” e “Geopolítica da fome”, de Josué de Castro, tomando como referência de análise o conjunto de princípios da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos e a fundamentação teórica de bioéticas de origem latino-americana. Apesar de Castro jamais ter trabalhado com a bioética, seu olhar crítico sobre as iniquidades e a “conspiração de silêncio” que rodeia o tema da fome permite estabelecer diálogo atualizado com a bioética de intervenção. O trabalho conclui que há diversos elementos em comum entre a obra de Castro e o contexto da bioética. Esses elementos podem ser ferramentas de análise ética do problema da fome e sua relação geopolítica com a desigualdade social e a injustiça.

Keywords : Fome; Bioética; Respeito; Direitos humanos; Direito; Equidade; Justiça social.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )