Você já leu o Código de Ética Médica na íntegra?
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Sim |
18 (12,2) |
4 (4,8) |
0,066 |
Não |
129 (87,8) |
79 (95,2) |
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Você considera ter conhecimento suficiente para lidar com dilemas éticos?
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Sim |
35 (24,0) |
7 (8,4) |
0,003 |
Não |
111 (76,0) |
76 (91,6) |
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Você considera a ausência de ética médica no currículo médico prejudicial?
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Sim |
141 (96,6) |
78 (94,0) |
0,355 |
Não |
5 (3,4) |
5 (6,0) |
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Caso você não tenha ética médica como disciplina, o quão prejudicado(a) você se sente por isso?
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Nada |
2 (3,6) |
3 (3,6) |
0,576 |
Pouco |
19 (34,5) |
23 (27,7) |
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Muito |
30 (54,5) |
45 (54,2) |
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Extremamente |
4 (7,3) |
12 (14,5) |
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Você acha ética médica tão importante quanto outros componentes curriculares da graduação médica?
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Sim |
129 (88,4) |
61 (74,4) |
0,007 |
Não |
17 (11,6) |
21 (25,6) |
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Como você avalia seu nível de conhecimento em ética médica?
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Ruim |
4 (2,7) |
30 (36,6) |
<0,001 |
Razoável |
84 (57,1) |
39 (47,6) |
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Bom |
57 (38,8) |
13 (15,9) |
|
Muito Bom |
2 (1,4) |
0 (0,0) |
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Quão importante você considera o prontuário na resolução de dilemas éticos?
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Muito importante |
144 (98,6) |
80 (97,6) |
0,555 |
Pouco importante |
0 (0,0) |
0 (0,0) |
|
Não sei |
2 (1,4) |
2 (2,4) |
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Para que serve o comitê de ética da sua universidade?
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Para promover simpósios sobre ética médica |
0 (0,0) |
0 (0,0) |
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Para fiscalizar pesquisas em animais e humanos |
47 (32,2) |
17 (20,7) |
0,017 |
Para garantir a prática ética dos professores |
7 (4,8) |
0 (0,0) |
|
Todas as anteriores |
75 (51,4) |
48 (58,5) |
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Nenhuma das anteriores |
0 (0,0) |
2 (2,4) |
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Não sei |
17 (11,6) |
15 (18,3) |
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Durante o curso, fora de disciplinas relacionadas à ética, com que frequência algum professor citou a ética como algo importante na carreira médica?
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Nunca |
14 (9,5) |
4 (5,0) |
0,183 |
Às vezes |
90 (61,2) |
42 (52,5) |
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Quase sempre |
41 (27,9) |
33 (41,3) |
|
Sempre |
2 (1,4) |
1 (1,3) |
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Você acha que existe a possibilidade de negar atendimento a uma pessoa no seu consultório?
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Sim |
120 (81,6) |
70 (88,6) |
0,341 |
Não |
26 (17,7) |
9 (11,4) |
|
Não sei |
1 (0,7) |
0 (0,0) |
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Você acha que existe a possibilidade de negar atendimento a uma pessoa na urgência de um hospital?
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Sim |
28 (19,0) |
10 (12,5) |
0,207 |
Não |
119 (81,0) |
70 (87,5) |
|
Não sei |
0 (0,0) |
0 (0,0) |
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Você considera o termo de consentimento livre e esclarecido essencial na prática clínica e de pesquisa?
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Sim |
143 (97,9) |
78 (97,5) |
0,828 |
Não |
3 (2,1) |
2 (2,5) |
|
Não sei |
0 (0,0) |
0 (0,0) |
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O que significa o protocolo Spikes?
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Habilidade de comunicação entre médicos e crianças |
0 (0,0) |
2 (2,5) |
<0,001 |
Protocolo de morte encefálica |
7 (4,8) |
3 (3,8) |
|
Protocolo de más notícias |
92 (62,6) |
14 (17,5) |
|
Não sei |
48 (32,6) |
61 (76,3) |
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Você é obrigado a dar atestado de óbito de paciente que morreu em casa e que você atendeu no consultório?
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Sim |
16 (10,9) |
9 (11,3) |
0,155 |
Não |
103 (70,1) |
47 (58,8) |
|
Não sei |
28 (19,0) |
24 (30,0) |
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Você é obrigado a dar atestado de óbito de um paciente da UBS acompanhado por você e que faleceu em casa?
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Sim |
58 (39,7) |
32 (40,0) |
0,076 |
Não |
58 (39,7) |
22 (27,5) |
|
Não sei |
30 (20,5) |
26 (32,5) |
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A equipe de assistência médica, ao confirmar a morte encefálica, deve comunicar à família sobre a possibilidade de doação de órgãos?
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Sim |
112 (77,2) |
74 (92,5) |
0,001 |
Não |
31 (21,4) |
3 (3,8) |
|
Não sei |
2 (1,4) |
3 (3,8) |
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Você conhece o juramento de Hipócrates?
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Sim |
128 (87,1) |
58 (72,5) |
0,006 |
Não |
19 (12,9) |
22 (27,5) |
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Você conhece o Código de Nüremberg?
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Sim |
41 (27,9) |
12 (15,2) |
0,032 |
Não |
106 (72,1) |
67 (84,8) |
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Você conhece a Declaração de Helsinki?
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Sim |
34 (23,1) |
7 (8,8) |
0,007 |
Não |
113 (76,9) |
73 (91,3) |
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Como você adquiriu seu conhecimento em ética médica?
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Durante a graduação |
104 (88,9) |
17 (25,4) |
<0,001 |
Lendo |
3 (2,6) |
10 (14,9) |
|
Em palestras, simpósios ou seminários |
5 (4,3) |
4 (6,0) |
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Outros (internet, jornais, reportagens, casos judiciais etc.) |
5 (4,3) |
15 (22,4) |
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Não possuo conhecimento em ética médica |
0 (0,0) |
21 (31,3) |
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A sua universidade tem comitês separados para revisar projetos de pesquisa em animais e humanos?
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Sim |
54 (36,7) |
29 (36,3) |
0,570 |
Não |
8 (5,4) |
2 (2,5) |
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Não sei |
85 (57,8) |
49 (61,3) |
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Como você atuaria ao presenciar uma violação da conduta ética por seus futuros colegas de trabalho?
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Sinto-me na obrigação de denunciá-los(as) ao conselho de medicina |
37 (26,1) |
16 (19,5) |
0,002 |
Conversaria com o(a) colega |
95 (66,9) |
47 (57,3) |
|
Recusaria tomar alguma atitude |
0 (0,0) |
0 (0,0) |
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Não sei como me portar |
10 (7,0) |
19 (23,2) |
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Você considera o ensino teórico suficiente para aprender ética médica?
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Sim |
29 (19,7) |
15 (18,5) |
0,736 |
Não |
117 (79,6) |
66 (81,5) |
|
Não sei |
1 (0,7) |
0 (0,0) |
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O quão importante você considera o aprendizado prático para construir o conhecimento em ética médica?
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Nada relevante |
0 (0,0) |
2 (2,4) |
0,275 |
Não muito relevante |
0 (0,0) |
1 (1,2) |
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Levemente relevante |
10 (6,8) |
5 (6,1) |
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Moderadamente relevante |
20 (13,7) |
13 (15,9) |
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Muito relevante |
73 (50,0) |
42 (51,2) |
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Extremamente relevante |
43 (29,5) |
19 (23,2) |
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Você considera que o ensino de ética é suficiente no ciclo básico ou insuficiente e deve ser incluído no ciclo clínico e no internato?
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Suficiente, não havendo necessidade de incluir no ciclo clínico e internato |
12 (8,2) |
9 (11,1) |
0,001 |
Insuficiente, havendo necessidade de incluir no ciclo clínico e internato |
118 (80,3) |
48 (59,3) |
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Não sei |
17 (11,6) |
24 (29,6) |
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Qual é a tolerância máxima para o profissional que está em plantão e aguarda o colega que irá substituí-lo?
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15 minutos |
4 (2,7) |
2 (2,4) |
<0,001 |
30 minutos |
4 (2,7) |
3 (3,7) |
|
60 minutos |
2 (1,4) |
4 (4,9) |
|
Não abandona o plantão |
128 (87,1) |
47 (57,3) |
|
Não sei |
9 (6,1) |
26 (31,7) |
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