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Fractal: Revista de Psicologia

versión On-line ISSN 1984-0292

Resumen

MUNHOZ, Silmara C. D.  y  MACIEL, Diva Albuquerque. Interação família-criança: possibilidades de negociação na co-construção da escrita. Fractal, Rev. Psicol. [online]. 2008, vol.20, n.1, pp.269-284. ISSN 1984-0292.  https://doi.org/10.1590/S1984-02922008000100024.

A abordagem sociocultural construtivista destaca a relevância dos processos de negociação presentes nas interações família-criança em contexto de leitura e escrita para a constituição do leitor. Este artigo, parte de um amplo estudo, pretende identificar nas interações família-criança possibilidades de negociação e sua contribuição para a construção do significado do ler e escrever pela criança. O material analisado originou-se de uma situação estruturada realizada com alunos iniciantes do ensino fundamental de uma escola pública do DF e seus familiares. Participaram dos episódios videogravados e selecionados para este trabalho, duas meninas - ambas com sete anos de idade - e suas mães. Uma microanálise dos dados foi realizada, considerando-se os aspectos comunicativos e metacomunicativos das interações entre as díades. Nessas interações observou-se divergências de objetivos que, por sua vez, conduziam a negociações positivas ou a impasses. Este aspecto faz refletir sobre a importância das qualidades das relações humanas para a co-construção da linguagem escrita.

Palabras clave : Co-construção da linguagem escrita; Processo de negociação; Interações família-criança.

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