SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Franz Kafka: the passing of the father's bureaucratization and of the super-ego silent voiceImages of thought in Gilles Deleuze: representation and creation índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Fractal : Revista de Psicologia

versión On-line ISSN 1984-0292

Resumen

DIAS, Rosimeri de Oliveira. Pesquisa-intervenção, cartografia e estágio supervisionado na formação de professores. Fractal, Rev. Psicol. [online]. 2011, vol.23, n.2, pp. 269-289. ISSN 1984-0292.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-02922011000200004.

O propósito deste trabalho é dar visibitlidade à constituição de uma cartografia conceitual em que seja possível analisar o movimento do estágio supervisionado como uma política de formação de professores, bem como evidenciar as contribuições da pesquisa-intervenção e da cartografia para o campo da formação de professores. Para tanto, comparecem na discussão uma formação conceitual e metodológica por meio da cartografia e da pesquisa-intervenção; as análises dos diários de campo, tanto do professor quanto dos alunos e os signos forjados no decorrer de um semestre letivo. Neste contexto de análise discute-se uma formação inventiva pela constituição de uma estética da existência e o problema político do estágio supervisionado na formação de professores, tomando este problema numa dimensão micropolítica. Conclui-se que estas são ferramentas para o enfrentamento da complexidade da escola, assumindo-a como a constituição de um território movente que luta por ser usina e usuária de um conhecimento vivo.

Palabras llave : pesquisa-intervenção; cartografia; estágio supervisionado; formação inventiva de professores; políticas de cognição.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués