SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Medicine and the hospitalThe work of art as a territory of existence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Fractal : Revista de Psicologia

On-line version ISSN 1984-0292

Abstract

STREPPEL, Fernanda Fontana  and  PALOMBINI, Analice de Lima. Devir-loucura no rádio: uma experiência em saúde mental. Fractal, Rev. Psicol. [online]. 2011, vol.23, n.3, pp. 501-522. ISSN 1984-0292.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-02922011000300005.

Este texto pretende apresentar esboços de uma pesquisa que se realiza a partir de uma experiência de produção de rádio em saúde mental - Coletivo de Rádio Potência Mental -, discutindo alguns aspectos referentes às especificidades do seu processo de produção discursiva, assim como o estatuto da loucura no seu fazer. O programa é produzido por quem chamamos de "diagnosticados", pessoas com diagnóstico psiquiátrico, e estudantes e profissionais de Psicologia e Comunicação Social, diagnosticados ou não. As discussões são disparadas pelo que se configura como uma cartografia do Coletivo de Rádio, inspirada no pensamento de Deleuze e Guattari, através da qual se assiste ao transcorrer de uma pesquisa que se utiliza da mesma experiência de coletivo que se faz sujeito, objeto e método da investigação para cunhar uma noção de devir-loucura que transpõe a linha da loucura da interioridade dos diagnosticados para carregar todo o processo de produção radiofônica em direção ao Fora.

Keywords : rádio; saúde mental; loucura; coletivo; devir.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese