SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Sustainable consumption & solidary economy: some concepts and contributions of PsychologyHumanization of health care: from technicalities to an ethics of care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Fractal : Revista de Psicologia

On-line version ISSN 1984-0292

Abstract

MATOS, Rosângela Luz. Modos de ensinar e conhecer Historia da Psicologia. Fractal, Rev. Psicol. [online]. 2011, vol.23, n.3, pp. 625-640. ISSN 1984-0292.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-02922011000300012.

Este artigo parte do relato de uma experiência profissional na docência para problematizar o ensino de História da Psicologia na formação de psicólogos. O percurso argumentativo descreve as circunstâncias e os questionamentos que contribuíram para o desenvolvimento de metodologias fundadas na perspectiva genealógica de ensinar e conhecer psicologia. A análise da experiência enfatiza a potência ético-política presente nas atividades de ensino de História da Psicologia, no conjunto das práticas disciplinares dos currículos de graduação para formação de psicólogos.

Keywords : docência; práticas de ensino; história da psicologia; genealogia; ética.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese