SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Improved climate organizational and classroom, satisfaction work and satisfaccion well beingThe power in the imperfect peace and in Foucault author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Fractal : Revista de Psicologia

On-line version ISSN 1984-0292

Abstract

TULESKI, Silvana Calvo; CHAVES, Marta  and  BARROCO, Sonia Mari Shima. Aquisição da linguagem escrita e intervenções pedagógicas: uma abordagem histórico-cultural. Fractal, Rev. Psicol. [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 27-44. ISSN 1984-0292.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-02922012000100003.

Neste texto, de natureza conceitual e metodológica, busca-se apresentar a aquisição da linguagem escrita na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural e, com circunscrição ao âmbito ontogenético, discute as implicações para e das intervenções pedagógicas a partir de seus pressupostos. Para isso se explicitam a natureza e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, das quais a linguagem escrita é parte; em seguida mostra-se como ocorre a aquisição da linguagem escrita de acordo com Luria e Vigotski, e, por último, são apontadas as mediações pedagógicas necessárias para que o ensino promova aprendizagem e esta, por sua vez, desenvolvimento.

Keywords : psicologia histórico-cultural; linguagem escrita; materialismo histórico e dialético; alfabetização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese