SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Audio description of films: experience, objectivity and cultural accessibilityPsychological assessment of patients with anorexia nervosa and bulimia nervosa: Rorschach Method indicators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Fractal : Revista de Psicologia

On-line version ISSN 1984-0292

Abstract

TANIKADO, Grace Vali Freitag  and  MARASCHIN, Cleci. Pesquisa, intervenção e tecnologias: dispositivos de virtualização de coletivos. Fractal, Rev. Psicol. [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 143-158. ISSN 1984-0292.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-02922012000100010.

Este trabalho tem como objetivo discutir uma pesquisa que  consistiu em uma intervenção, com a utilização de ferramentas tecnológicas, no campo da psicologia social. Tomamos como intercessores teóricos proposições de Gilbert Simondon, René Lourau e Pierre Lévy. Tal composição de perspectivas ganha corpo na prática de uma oficina tecnológica em um serviço da rede pública de atenção à saúde mental, na qual os trabalhadores construíram seu website. As tecnologias operaram como dispositivos de virtualização das práticas do serviço, provocando sua problematização e produzindo analisadores. Um desses analisadores foi a coabitação de discursos dicotômicos sobre cuidado em saúde mental, derivados do modelo manicomial e do proposto pela reforma psiquiátrica. A oficina conformou-se como espaço de conversa/produção entre os trabalhadores e pesquisadores, proporcionada pela relação mediada pela realização do website. Apontamos, assim, que a operatividade técnica possibilitou condições para a emergência de uma forma de coletivo.

Keywords : pesquisa-intervenção; tecnologias; coletivos; reforma psiquiátrica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese