SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Intervention, research and technologies: dispositif for collectiveGot it?: understanding family transitions through the systems perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Fractal : Revista de Psicologia

On-line version ISSN 1984-0292

Abstract

OLIVEIRA-CARDOSO, Érika Arantes  and  SANTOS, Manoel Antônio dos. Avaliação psicológica de pacientes com anorexia e bulimia nervosas: indicadores do Método de Rorschach. Fractal, Rev. Psicol. [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 159-174. ISSN 1984-0292.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-02922012000100011.

Este estudo teve por objetivo avaliar o funcionamento lógico, afetivo e a adaptação social de pacientes com Anorexia Nervosa (AN) e Bulimia Nervosa (BN). A amostra foi composta por 27 participantes. Para coleta dos dados foi utilizado o Método de Rorschach. Os dados foram codificado e interpretados segundo as normas da Escola Francesa. Os resultados indicaram que os participantes apresentam capacidade produtiva e desejo de estabelecerem relacionamentos afetivos. Todavia, são facilmente invadidos por uma carga de afetos que não conseguem modular, o que os predispõe ao isolamento social, que gera acúmulo de inquietações e ansiedades introjetadas. A incapacidade de elaborar a tensão interna resultante os leva a escoar a ansiedade pela via somática. Evidenciou-se o comprometimento das funções psíquicas dos pacientes com AN e BN, o que indica a necessidade de acompanhamento psicoterapêutico integrado à assistência da equipe multiprofissional.

Keywords : anorexia nervosa; bulimia nervosa; Método de Rorschach; avaliação psicológica; personalidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese