SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Sexual abuse, children and adolescents: reflections for a psychologist who works at CREASMoral development: pro-social and pro-environmental approaches author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Fractal: Revista de Psicologia

On-line version ISSN 1984-0292

Abstract

IRIART, Mirela Figueiredo  and  BASTOS, Ana Cecília de Sousa. Identidades narrativas: construindo sentidos na travessia da juventude. Fractal, Rev. Psicol. [online]. 2014, vol.26, n.1, pp.71-88. ISSN 1984-0292.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-02922014000100007.

Baseado nas perspectivas semiótica e sistêmica e na abordagem dialógica do desenvolvimento humano, este estudo teve como objetivo compreender as configurações do self, ao longo de trajetórias desenvolvimentais de jovens, vivendo em condição de vulnerabilidade social. O self é entendido através da construção narrativa, como resultado da negociação de significados interpessoais e intrapessoais, dialogicamente, ao longo do tempo e do espaço. Três entrevistas narrativas com jovens, em diferentes contextos de formação (ONG, grupo de capoeira, Centro Sócio Educativo) na cidade de Salvador-BA foram selecionadas como casos exemplares. A partir de encontros com outros significativos e através da mobilidade das redes de significação, ao longo das transições desenvolvimentais, as narrativas dos jovens apontaram para possibilidades de ressignificação de eventos críticos e para a construção de novidade psicológica. Concluiu-se que através da experiência narrativa foi possível negociar as I-positions, reconfigurando o self dialogicamente e ampliando as perspectivas de futuro.

Keywords : trajetórias de desenvolvimento; identidades narrativas; encontros significativos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License