Acessibilidade / Reportar erro

Uma pesquisa socioclínica na França: notas sobre a análise institucional1 1 Artigo original, inédito, sem utilização de dados primários. É fruto de pesquisa de pós-doutorado, financiada através de bolsa de estudos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, processo número: 2011/14440-7. Todos os autores participaram igualmente em todas as fases de elaboração do artigo.

Socio-clinical research in France: notes on institutional analysis

Esse texto tem por objetivo apresentar e discutir o processo de produção de uma pesquisa socioclínica sobre a parentalidade, desenvolvida na França, em Gennevilliers, durante 2011 e 2012. Baseou-se no referencial teórico da análise institucional, linha socioclinica. Os dispositivos para a produção dos dados da pesquisa foram observação participante, grupos de discussão com profissionais e pais, entrevista em domicílio, entrevistas informais e sessões de restituição. O processo de montagem e desenvolvimento desse tipo de pesquisa indica uma permanente tensão a ser explorada entre a intencionalidade dos demandantes e dos pesquisadores, o que faz a análise de implicação indispensável.

análise institucional; pesquisa interdisciplinar; pesquisa participativa baseada na comunidade


Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia Campus do Gragoatá, bl O, sala 334, 24210-201 - Niterói - RJ - Brasil, Tel.: +55 21 2629-2845 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista_fractal@yahoo.com.br