SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Affirming a life strengthener Psychology with Nietzsche and DeleuzeBetween looks and (in)visibilities: reflections about photography as a dialogic production author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Fractal: Revista de Psicologia

On-line version ISSN 1984-0292

Abstract

HILARIO, Leomir Cardoso  and  CUNHA, Eduardo Leal. Crítica, razão e sociedade: convergência e paralelismo entre Foucault e Adorno & Horkheimer. Fractal, Rev. Psicol. [online]. 2014, vol.26, n.3, pp.877-899. ISSN 1984-0292.  https://doi.org/10.1590/1984-0292/1049.

Este artigo parte do ponto de vista defendido por Axel Honneth, no qual Foucault e Habermas são compreendidos como desenvolvimentos rivais do campo problemático aberto pela Escola de Frankfurt, Adorno e Horkheimer em particular. Propomos que é a conduta diante do Iluminismo que afasta Habermas e Honneth de Foucault e também de Adorno e Horkheimer. Tecemos, assim, uma costura entre Foucault e a primeira geração da Escola de Frankfurt, que se apoia inicialmente na crítica de Honneth tanto a um quanto a outro, para em seguida ultrapassá-la, mostrando, ao mesmo tempo, os pontos em comum – centrados na crítica radical da razão – e os motivos para considerá-los responsáveis por empreitadas filosóficas distintas.

Keywords : Teoria Crítica; Escola de Frankfurt; Foucault; Adorno; Horkheimer.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )