SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3Biopolitics, gender and international organizations: market for women’s rightsMarket of flesh: unpredictable bodies in biopolitcs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Fractal: Revista de Psicologia

On-line version ISSN 1984-0292

Abstract

STUBS, Roberta; TEIXEIRA FILHO, Fernando Silva; GALINDO, Dolores  and  MILIOLI, Danielli. Corpos, subjetivações estéticas e arte e feminismos: passagens na pesquisa em Psicologia. Fractal, Rev. Psicol. [online]. 2015, vol.27, n.3, pp.211-218. ISSN 1984-0292.  https://doi.org/10.1590/1984-0292/1486.

Tendo em vista o ativismo dos feminismos, tanto nos movimentos sociais quanto nas artes, na promoção de novos modos de subjetivação e modos de existência múltiplos e voltados às práticas de liberdade, propomo-nos a refletir sobre os fazeres artísticos feministas em passagens políticas que se valem de uma força inventiva/afirmativa do corpo enquanto estratégia de subversão e resistência para propor outras formas de viver, inclusive, a pesquisa em Psicologia.O texto se volta às estéticas feministas, nas artes visuais, nas quais o corpo se torna um território para experimentação, discutindo ainda a tradução destas estéticas a uma prática de pesquisa em Psicologia.

Keywords : arte feminista; pesquisa em Psicologia; subjetividade estética; feminismo; Arte e Psicologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )