SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3From the dispositive of sexuality to the dispositive of biotechnologyObjects and the treatment of autistic infants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Fractal: Revista de Psicologia

On-line version ISSN 1984-0292

Abstract

GALVANE, Fabia Alberton de Silva; SALVARO, Giovana Ilka Jacinto  and  MORAES, Adriana Zomer de. Mulheres em cargos profissionais de chefia: o paradoxo da igualdade. Fractal, Rev. Psicol. [online]. 2015, vol.27, n.3, pp.301-309. ISSN 1984-0292.  http://dx.doi.org/10.1590/1984-0292/919.

O artigo aqui apresentado foi construído a partir de informações obtidas em uma pesquisa realizada no ano de 2009, apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso da Psicologia, ao Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE (GALVANE, 2009). A pesquisa teve como objetivo geral verificar os sentidos produzidos por mulheres que ocupam cargos de chefia em indústrias de uma cidade do sul de Santa Catarina, Brasil. O modelo de pesquisa foi o qualitativo proposto por González Rey (2005). Os sujeitos da pesquisa foram sete mulheres e as informações obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas. Neste artigo, propõe-se revisar informações obtidas e ampliar discussões outrora realizadas, utilizando-se das contribuições teóricas de Joan Scott e Judith Butler. Entre outras questões relevantes, o estudo sugere que as entrevistadas utilizam concepções baseadas em “certa essência feminina” como estratégia de visibilidade, permanência e poder no mercado de trabalho.

Keywords : igualdade de gênero; desigualdade de gênero; trabalho; estratégias de poder.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )