SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2“Let the Silent History Be Told”: Museums Turn to NarrativesWaste: other memories of / in the city author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Fractal: Revista de Psicologia

On-line version ISSN 1984-0292

Abstract

LEMOS, Flávia Cristina Silveira; GALINDO, Dolores; RODRIGUES, Renata Vilela  and  AGUIAR, Katia Faria de. Cidades, corpos medicalizados e o biocapital: o mercado da saúde. Fractal, Rev. Psicol. [online]. 2016, vol.28, n.2, pp.187-194. ISSN 1984-0292.  https://doi.org/10.1590/1984-0292/1399.

Este artigo tem o objetivo de colocar em interrogação as práticas de medicalização das cidades e dos corpos por meio do governo da vida, em uma sociedade neoliberal que tornou as populações capitais e os espaços das cidades lugares de empreendimento. Pretende pensar os processos de subjetivação fazendo uma crítica ao investimento das cidades e dos corpos enquanto biocapitais, assegurados por um mercado crescente, em nome da saúde e segurança. Com os estudos de Michel Foucault e algumas de suas ferramentas, efetuou-se uma história breve da medicalização das cidades e dos corpos bem como dos seus efeitos na produção de subjetividades, no contemporâneo.

Keywords : biocapital; cidades; corpos; medicalização; biopolítica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )