SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Cuidado em saúde no território na interface entre Saúde Mental e Estratégia de da Saúde FamíliaCartografia nas pesquisas científicas: uma revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Fractal: Revista de Psicologia

versão On-line ISSN 1984-0292

Resumo

REISHOFFER, Jefferson Cruz  e  BICALHO, Pedro Paulo Gastalho de. Exame criminológico e psicologia: crise e manutenção da disciplina carcerária. Fractal, Rev. Psicol. [online]. 2017, vol.29, n.1, pp.34-44. ISSN 1984-0292.  http://dx.doi.org/10.22409/1984-0292/v29i1/1430.

Em 2003, a Lei n° 10.792 retirou a obrigatoriedade de realização do exame criminológico, no âmbito da execução penal brasileira, alterando o rol de requisitos para fins de concessão de livramento condicional e de progressão de regime. Contudo, tal alteração legal não produziu efeitos significativos nas esferas judiciárias, pois, mais de dez anos depois, ainda há grande quantidade de solicitações para realização de tais exames como principal subsídio à decisão de juízes. Este artigo coloca em análise as estratégias de saber e os exercícios de poder que mantêm tais avaliações e a lógica criminalizante presente nos procedimentos carcerários, promovendo questionamentos à Psicologia, aos princípios presentes em seu código de ética e ao compromisso social da profissão.

Palavras-chave : criminologia; avaliação; psicologia criminal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )