SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Travestis brasileiras e escola: problematizações sobre processos temporais em gêneros, sexualidades e corporalidades nômades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Fractal: Revista de Psicologia

versão On-line ISSN 1984-0292

Resumo

HENRIQUES, Rogério da Silva Paes  e  LEITE, André Filipe dos Santos. As artes adivinhatórias e a psiquiatria do futuro. Fractal, Rev. Psicol. [online]. 2017, vol.29, n.1, pp.81-86. ISSN 1984-0292.  http://dx.doi.org/10.22409/1984-0292/v29i1/1552.

Estuda-se a psiquiatria como “arte adivinhatória ou divinatória” engajada na previsão do futuro. Pretende-se assinalar o projeto biopolítico de gerenciamento da vida atrelado à psiquiatria contemporânea. Para tanto, analisa-se a quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), da Associação Americana de Psiquiatria (APA), em sua introdução da discussão da noção de risco, que estabelece ao campo psiquiátrico a prevenção primária como uma de suas metas principais. Isso reflete a reintrodução do eixo dimensional ao modelo categorial adotado pelo DSM, produzindo uma inflação diagnóstica, e denota o mal-estar da psiquiatria contemporânea frente aos seus alcances e limites.

Palavras-chave : DSM-5; risco; prevenção primária; biopolítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )