Acessibilidade / Reportar erro

Oficinas de Criatividade: atendimento à população de rua O presente trabalho é um relato da experiência de estágio curricular com Oficina de Criatividade, disciplina e estágio inseridos no curso de Psicologia da Universidade Paulista, na cidade de Sorocaba, no ano de 2012. No último ano do curso de Psicologia da UNIP, os alunos devem realizar três estágios obrigatórios, há três eixos temáticos. Devem optar por um estágio em cada eixo; cada eixo possui quatro opções de estágio em diferentes modalidades com disciplinas correspondentes. O presente trabalho se refere ao eixo Práticas Psicológicas em Contexto Específico, disciplina de Intervenções Psicoeducativas, como estágio na modalidade de Oficina de Criatividade.

Creativity Workshop: service to the homeless population

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência do estágio curricular de Oficina de Criatividade, realizado com população de rua. Esta modalidade de intervenção visa atender populações que normalmente estão à margem dos serviços tradicionais de psicologia. Utiliza técnicas expressivas como meio de acesso às experiências humanas e sua finalidade é favorecer a transformação das relações e ampliar o horizonte existencial de cada integrante. A perspectiva teórica adotada a respeito do trabalho com população de rua pressupõe o distanciamento da patologização dos comportamentos desviantes e moralmente estabelecidos e prioriza a valorização, a aproximação e o reconhecimento dos diferentes modos de ser e estar no mundo. A experiência aqui descrita atendeu a este propósito na medida em que os participantes puderam refletir e compartilhar seus saberes, histórias e cultura, sentindo-se valorizados para reconhecer ou construir e comunicar seu posicionamento crítico a respeito de certa institucionalização concreta e cultural dos serviços socioassistenciais e psicológicos direcionados a este público. Desde modo, entendemos que a Oficina de Criatividade favoreceu mútuas afetações entre pesquisador, pesquisado e instituição, num exercício de ressignificação sobre o fazer psicológico e seu potencial transformador.

Palavras-chave:
Psicologia; Oficina de Criatividade; população de rua

Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia Campus do Gragoatá, bl O, sala 334, 24210-201 - Niterói - RJ - Brasil, Tel.: +55 21 2629-2845 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista_fractal@yahoo.com.br