SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Brazilian Amazonia, new migratory interface between Caribbean World and South America?CIRCUITO ESPACIAL PRODUTIVO DO CAFÉ E O JOGO DE ESCALAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Mercator (Fortaleza)

versão On-line ISSN 1984-2201

Resumo

CARGNIN, Antonio Paulo. POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E REPERCUSSÕES NO RIO GRANDE DO SUL. Mercator (Fortaleza) [online]. 2014, vol.13, n.1, pp.19-35. ISSN 1984-2201.  http://dx.doi.org/10.4215/RM2014.1301.0002.

Após uma década de sua implementação, a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) passa por um momento de revisão, com o intuito de trazê-la para uma posição de maior destaque entre as políticas governamentais. Alinhado a esse propósito, o presente artigo tem como objetivo avaliar as repercussões territoriais da PNDR no Estado do Rio Grande do Sul e apontar elementos para sua continuidade. Primeiramente, foi realizada uma análise da Política e dos programas com maior incidência no território gaúcho: o Programa de Promoção da Sustentabilidade de Espaços Sub-Regionais (PROMESO) e o Programa de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira (PDFF). A seguir, foram avaliados os resultados já alcançados por esses programas e identificadas possíveis repercussões no território e na organização dos atores envolvidos. O artigo é finalizado com algumas considerações sobre os resultados e sobre o futuro da PNDR.

Palavras-chave : Desenvolvimento Regional; Planejamento Territorial; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )