SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1INTEGRAÇÃO DO MERCADO IMOBILIÁRIO E SEGUNDA RESIDÊNCIA – BRASIL METROPOLITANOENCHENTES NO RIO GRANDE DO SUL DO SÉCULO XXI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Mercator (Fortaleza)

versão On-line ISSN 1984-2201

Resumo

SILVA, Madianita Nunes da. PRODUÇÃO DOS ESPAÇOS INFORMAIS DE MORADIA NA METRÓPOLE DE CURITIBA. Mercator (Fortaleza) [online]. 2014, vol.13, n.1, pp.63-78. ISSN 1984-2201.  http://dx.doi.org/10.4215/RM2014.1301.0005.

O trabalho explora o papel desempenhado pelas favelas, loteamentos clandestinos e irregulares na reestruturação da metrópole de Curitiba a partir da década de 1990. Demonstra-se que neste fenômeno, caracterizado por novas relações centro-periferia e a formação de uma metrópole mais dispersa, estendida e com estrutura mais complexa, heterogênea e fragmentada, desempenha um papel principal as novas formas de produção dos espaços informais de moradia. O artigo concorre para uma interpretação mais abrangente das transformações socioespaciais experimentadas pelas metrópoles brasileiras nas últimas décadas e, neste sentido, contribui com o conhecimento a respeito da produção do espaço destes aglomerados na contemporaneidade.

Palavras-chave : Espaços Informais de Moradia; Produção do espaço; Metrópole.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )