SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1CONDICIONAMENTO ESTRUTURAL DO RELEVO NO NORDESTE SETENTRIONAL BRASILEIRO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Mercator (Fortaleza)

versão On-line ISSN 1984-2201

Resumo

SOUZA, Elizabeth Maria Feitosa da Rocha de; CRUZ, Carla Bernadete Madureira  e  RICHTER, Monika. O USO DE GEOTECNOLOGIAS EM SISTEMAS DE TRANSPORTE E ORGANIZAÇÃO URBANA NO BRASIL. Mercator (Fortaleza) [online]. 2014, vol.13, n.1, pp.143-152. ISSN 1984-2201.  http://dx.doi.org/10.4215/RM2014.1301.0011.

Diversos países já dispõem das tecnologias dos Sistemas de Transporte Inteligentes – Intelligent Transportation System – ITS, em ações de controle e gestão do transporte coletivo, atividades de informação ao usuário, controle de tráfego ou gerenciamento de recursos financeiros por meio de programas de bilhetagem eletrônica. No Brasil é possível identificar um forte incremento dessas tecnologias nos últimos anos, consolidado por investimentos em tecnologia e treinamento técnico nas secretarias de transporte. O objetivo do presente artigo foi discutir as ações implementadas no Brasil, destacando-se a inserção das geotecnologias nesse processo. A pesquisa identificou que a Região Sudeste é um dos mais relevantes representantes nacionais, com um grande número de cidades que fazem uso das tecnologias ITS. No entanto, sabe-se que o processo e implantação são lentos em função de inúmeras dificuldades, entre elas as diferentes realidades observadas nas regiões apresentadas. Mesmo com a implantação completa nas cidades indicadas e expansão para outras, somente os grandes centros serão plenamente atendidos, já que há diversidade multimodal.

Palavras-chave : Engenharia de transportes; GNSS; Monitoramento.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )