SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2CENTRALIZAÇÃO DO CAPITAL NO SETOR IMOBILIÁRIO E RECONFIGURAÇÃO DAS METRÓPOLESMERCADO DE TRABALHO NAS REGIÕES METROPOLITANAS BRASILEIRAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Mercator (Fortaleza)

versão On-line ISSN 1984-2201

Resumo

ROMA, Cláudia Marques. CIRCUITO INFERIOR DA ECONOMIA URBANA E CIDADES LOCAIS-HÍBRIDAS. Mercator (Fortaleza) [online]. 2016, vol.15, n.2, pp.23-36. ISSN 1984-2201.  https://doi.org/10.4215/RM2016.1502.0002.

No período atual, marcado por processos de globalização e fragmentação, se dota o espaço de fluidez, ciência, técnica, informação e racionalidade, no qual se inscreve, também, o aumento do desemprego e da precarização das relações de trabalho e da pobreza estrutural. Diante deste contexto, a teoria dos dois circuitos da economia urbana se reforça ainda mais como uma possibilidade de apreensão das dinâmicas urbanas contemporâneas. Neste sentido, no presente artigo discutimos a teoria dos circuitos da economia urbana para a realidade socioespacial de três cidades locais - híbridas -, localizadas no extremo oeste do estado de São Paulo - Brasil. Nossas análises pautam-se, principalmente, no entendimento das dinâmicas do circuito inferior da economia urbana, na possibilidade de leitura dialética entre ambos os circuitos e numa análise que engloba a divisão interurbana do trabalho. Por fim, pensar o circuito inferior da economia urbana para realidade socioespacial de cidades locais - híbridas, permite-nos compreender a relação entre pobreza e circuito inferior.

Palavras-chave : Circuito inferior da economia urbana; Cidades locais - híbridas; Pobreza urbana.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )