SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2MERCADO DE TRABALHO NAS REGIÕES METROPOLITANAS BRASILEIRASGEOGRAFIA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Mercator (Fortaleza)

versão On-line ISSN 1984-2201

Resumo

TRAVASSOS, Luiz Eduardo Panisset  e  AMORIM FILHO, Oswaldo Bueno. IBN-BATTUTA, GEOGRAFIA DE VIAGENS, CARSTE E SUBTERRÂNEOS SAGRADOS. Mercator (Fortaleza) [online]. 2016, vol.15, n.2, pp.55-75. ISSN 1984-2201.  https://doi.org/10.4215/RM2016.1502.0004.

O presente estudo procura abordar, com um novo olhar, as contribuições de Ibn Battuta ao desenvolvimento de alguns domínios da geografia, em especial o uso antrópico do carste, bem como o uso cultural das cavernas. Destaca-se que muito provavelmente, os geógrafos do Islã medieval, em suas vertentes sistemática e corográfica, foram uma espécie de "ponte" que faltava na evolução do pensamento geográfico entre os gregos da Antiguidade e os precursores das grandes escolas clássicas europeias nos séculos XIX e XX. Assim sendo, o artigo apresenta uma abordagem alternativa da obra de Ibn-Battuta não só para o estudo da literatura de viagens, mas também, para a Carstologia.

Palavras-chave : Geografia de viagens; Ibn Battuta; Cavernas Sagradas; Carste.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )