SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2IBN-BATTUTA, GEOGRAFIA DE VIAGENS, CARSTE E SUBTERRÂNEOS SAGRADOSRELAÇÕES ENTRE REDE DE DRENAGEM E SUPERFÍCIES DE APLAINAMENTO SEMIÁRIDAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Mercator (Fortaleza)

versão On-line ISSN 1984-2201

Resumo

RAEDER, Savio. GEOGRAFIA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Mercator (Fortaleza) [online]. 2016, vol.15, n.2, pp.77-90. ISSN 1984-2201.  https://doi.org/10.4215/RM2016.1502.0005.

Busca-se neste artigo debater a importância da inovação tecnológica para a Geografia, especialmente a partir da formação de uma vertente reconhecida como Geografia Econômica Evolucionária. A formação desta corrente tem raízes na Economia, sendo esta o objeto de atenção na primeira seção deste trabalho. Desta forma, aborda-se inicialmente a inovação tecnológica a partir da evolução da temática no pensamento econômico, considerando-se também algumas contribuições de Milton Santos acerca da dimensão técnica. Traçado este cenário, na seção seguinte se avança na discussão dos Sistemas Nacionais de Inovação, tema caro aos geógrafos e que se apresenta como uma das abordagens mais atuais acerca da importância do progresso tecnológico para as nações. Na última seção a Geografia Econômica Evolucionária é tratada em detalhe a partir dos fundamentos teóricos da subdisciplina em processo de consolidação. Algumas contribuições da Geografia brasileira são indicadas ao final do artigo.

Palavras-chave : Geografia Econômica Evolucionária; Inovação tecnológica; Sistemas Nacionais de Inovação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )