SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2GEOGRAFIA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICACONTRIBUIÇÃO DO TRANSPORTE EÓLICO NO PROCESSO DE EVOLUÇÃO DA LINHA DE COSTA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Mercator (Fortaleza)

versão On-line ISSN 1984-2201

Resumo

LIMA, Kleber Carvalho; CUNHA, Cenira Maria Lupinacci da  e  PEREZ FILHO, Archimedes. RELAÇÕES ENTRE REDE DE DRENAGEM E SUPERFÍCIES DE APLAINAMENTO SEMIÁRIDAS. Mercator (Fortaleza) [online]. 2016, vol.15, n.2, pp.91-104. ISSN 1984-2201.  https://doi.org/10.4215/RM2016.1502.0006.

Redes de drenagem intermitentes e efêmeras são variáveis importantes no estudo da evolução geomorfológica de superfícies de aplainamento semiáridas, embora sejam pouco pesquisadas na geomorfologia brasileira. Nessa perspectiva, esse artigo propõe analisar as contribuições da rede de drenagem no processo de evolução de superfícies de aplainamento, tendo como método de análise a abordagem sistêmica. Para isso, identificamos os níveis de aplainamento juntamente com as coberturas superficiais e avaliamos o grau de dissecação do relevo com base na compartimentação geomorfológica e nas características dos canais de drenagem. Os resultados demonstraram que os diferentes estados de conservação e dissecação do aplainamento estão relacionados aos processos realizados por regimes fluviais dessa natureza, assim como a elaboração de compartimentos geomorfológicos está relacionado a diferentes padrões espaciais da rede de drenagem.

Palavras-chave : Rede de drenagem; Superfície de aplainamento; Semiárido.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )