SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2CONTRIBUIÇÃO DO TRANSPORTE EÓLICO NO PROCESSO DE EVOLUÇÃO DA LINHA DE COSTA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Mercator (Fortaleza)

versão On-line ISSN 1984-2201

Resumo

MARTINEZ SERRANO, Ayesa  e  BOLLO MANENT, Manuel. ZONIFICACIÓN GEOECOLÓGICA DEL PAISAJE URBANO. Mercator (Fortaleza) [online]. 2016, vol.15, n.2, pp.117-136. ISSN 1984-2201.  https://doi.org/10.4215/RM2016.1502.0008.

A necessidade de maior análise do processo de urbanização em todo o mundo, exigem o desenvolvimento teórico-metodológicas e sistêmico dos métodos. A compreensão do espaço geoecologica expressa a inter-relação entre paisagens naturais e antropogénicas fatores. É um procedimento metodológico multi - escalar que integra dois níveis de análise do território; paisagem físico-geográficas e formas sociais de ocupação. A análise das unidades de paisagem de fisico-geograficas, é feito com a construção do modelo sombreado do terreno e o estudo de vários componentes naturais. A caracterização a partir de uma imagem espacial estabelece a interpretacion do uso-cobertura terrestre, obtendo as unidades geoecológicas mediante o procedimento matricial e sua descrição. Para finalizar é realizada uma análise qualitativa com base na avaliação da paisagem na área urbana, peri-urbano e rural, para desenvolver a geoecologica de zoneamento paisagem.

Palavras-chave : Geoecologia; interface peri-urbana; cidade; urbana; zoneamento; análise espacial.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )