SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Detecção de anticorpos para Anaplasma sp. em pequenos ruminantes no semi-árido do estado de Pernambuco, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google
  • uBio

Compartilhar


Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária

versão On-line ISSN 1984-2961

Resumo

CARVALHO, Adriano R.; SOUZA-LIMA, Sueli; TAVARES, Luiz E. R.  e  LUQUE, José L.. Relação entre biomassa e densidade parasitária de Mediorhynchus emberizae (acanthocephala: gigantorhynchidae) parasito de Paroaria dominicana (passeriformes: emberizidae) do estado da Bahia, Brasil. Rev. Bras. Parasitol. Vet. (Online) [online]. 2008, vol.17, n.2, pp. 118-121. ISSN 1984-2961.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-29612008000200012.

Durante o estudo dos metazoários parasitos de Paroaria dominicana (Linnaeus, 1758), oito infrapopulações de Mediorhynchus emberizae (Rudolphi, 1819), foram coletadas no terço médio do intestino delgado, com intensidades parasitárias variando de um a dez espécimes. Diferenças entre os valores médios da biomassa, volume dos ovos, volume dos testículos e da densidade parasitária das diferentes infrapopulações foram estatisticamente testadas com o objetivo de detectar variações desses parâmetros em função da densidade parasitária. Foi observado que a biomassa de acantocéfalos aumentou com o volume do intestino e também que a densidade dos parasitos aumentou com a intensidade parasitária nas infrapopulações. Verificou-se que o aumento da intensidade parasitária foi acompanhada pela diminuição da biomassa média dos parasitos. Constatou-se diminuição do volume dos ovos com o aumento da densidade e da intensidade parasitária. Os resultados do presente trabalho parecem dar indícios da ocorrência de fatores dependentes da densidade e da diminuição do volume testicular e a biomassa dos machos com o aumento da densidade parasitária nas infrapopulações de M. emberizae no intestino de P. dominicana.

Palavras-chave : Galo da campina; acantocéfalos; biomassa; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês (pdf) Inglês (epdf)