SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Detecção de anticorpos para Anaplasma sp. em pequenos ruminantes no semi-árido do estado de Pernambuco, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária

versão On-line ISSN 1984-2961

Resumo

CARVALHO, Adriano R.; SOUZA-LIMA, Sueli; TAVARES, Luiz E. R.  e  LUQUE, José L.. Relação entre biomassa e densidade parasitária de Mediorhynchus emberizae (acanthocephala: gigantorhynchidae) parasito de Paroaria dominicana (passeriformes: emberizidae) do estado da Bahia, Brasil. Rev. Bras. Parasitol. Vet. (Online) [online]. 2008, vol.17, n.2, pp. 118-121. ISSN 1984-2961.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-29612008000200012.

Durante o estudo dos metazoários parasitos de Paroaria dominicana (Linnaeus, 1758), oito infrapopulações de Mediorhynchus emberizae (Rudolphi, 1819), foram coletadas no terço médio do intestino delgado, com intensidades parasitárias variando de um a dez espécimes. Diferenças entre os valores médios da biomassa, volume dos ovos, volume dos testículos e da densidade parasitária das diferentes infrapopulações foram estatisticamente testadas com o objetivo de detectar variações desses parâmetros em função da densidade parasitária. Foi observado que a biomassa de acantocéfalos aumentou com o volume do intestino e também que a densidade dos parasitos aumentou com a intensidade parasitária nas infrapopulações. Verificou-se que o aumento da intensidade parasitária foi acompanhada pela diminuição da biomassa média dos parasitos. Constatou-se diminuição do volume dos ovos com o aumento da densidade e da intensidade parasitária. Os resultados do presente trabalho parecem dar indícios da ocorrência de fatores dependentes da densidade e da diminuição do volume testicular e a biomassa dos machos com o aumento da densidade parasitária nas infrapopulações de M. emberizae no intestino de P. dominicana.

Palavras-chave : Galo da campina; acantocéfalos; biomassa; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês