SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Pesquisa de Neospora caninum em fetos bovinos por histologia, imunoistoquímica e nested-PCREctoparasitos e helmintos intestinais em Felis catus domesticus, da cidade de Lages, SC, Brasil e aspectos sócioeconômicos e culturais das famílias dos proprietários dos animais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária

versão On-line ISSN 1984-2961

Resumo

DAGNONE, Ana Sílvia; SOUZA, Alda Izabel de; ANDRE, Marcos Rogério  e  MACHADO, Rosangela Zacarias. Diagnóstico molecular de agentes da família Anaplasmataceae em cães com sinais clínicos e microscópios de erliquiose. Rev. Bras. Parasitol. Vet. (Online) [online]. 2009, vol.18, n.4, pp. 20-25. ISSN 1984-2961.  http://dx.doi.org/10.4322/rbpv.01804004.

Erliquioses são importantes enfermidades emergentes transmitidas por carrapatos que podem afetar os animais e o homem. Em cães, as manifestações clínicas da erliquiose causada por diferentes membros da Família Anaplasmataceae são similares entre si e entre outras enfermidades de manifestação sistêmica. A observação de inclusões em leucócitos e plaquetas não pode ser utilizada para diagnosticar o agente etiológico pertencente à Família Anaplasmataceae. O presente trabalho objetivou detectar, por meio de técnicas moleculares, a presença de agentes da Família Anaplasmataceae em 51 cães de duas diferentes cidades (Jaboticabal, SP e Campo Grande, MS) apresentando sinais clínicos e microscópios sugestivos de erliquiose. DNA de agentes da Família Anaplasmataceae foi amplificado em 46/51 (90,2%) das amostras de sangue; 22 (40%) amostras de Jaboticabal e 10 (18,2%) amostras de Campo Grande foram positivas na nested PCR para E. canis. DNA de Anaplasma platys foi amplificado em duas amostras de Jaboticabal e em 11 de Campo Grande. Análise filogenética dos DNAs de E. canis e A. platys das amostras confirmou o agente etiológico e mostrou que a PCR é o método mais confiável no diagnóstico das infecções por agentes da Família Anaplasmataceae.

Palavras-chave : Cães; Ehrlichia canis; Anaplasma platys; PCR; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês