SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Sistema de pastejo, rotenona e controle de parasitas em bovinos cruzados: efeito no ganho de peso e no parasitismoDinâmica da eliminação de ovos por nematódeos gastrintestinais, durante o periparto de vacas de corte, no Estado do Pará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária

versão On-line ISSN 1984-2961

Resumo

BROGLIO-MICHELETTI, Sônia Maria Forti et al. Extratos de plantas no controle de Rhipicephalus (Boophilus) microplus (Canestrini, 1887) (Acari: Ixodidae) em laboratório. Rev. Bras. Parasitol. Vet. (Online) [online]. 2009, vol.18, n.4, pp. 44-48. ISSN 1984-2961.  http://dx.doi.org/10.4322/rbpv.01804008.

Extratos vegetais foram estudados com o objetivo de avaliar suas eficiências no controle de Rhipicephalus (Boophilus) microplus (Canestrini, 1887) em laboratório. Fêmeas ingurgitadas de carrapato foram coletadas de bovinos e mantidas em placas de Petri. Foram utilizados extratos orgânicos alcoólicos 2% (peso/volume) de sementes de Annona muricata L. (Annonaceae) (graviola); flores de Syzygium malaccensis (L.) (Myrtaceae) (jambo); folhas de Cymbopogon citratus (DC.) Stapf (Poaceae) (capim-santo); folhas de Azadirachta indica A. Juss (Meliaceae) (nim); e extrato hexânico na mesma concentração de A. indica (sementes). Os grupos-controle foram compostos por fêmeas sem tratamento e fêmeas tratadas com água destilada e esterilizada e dimetilsulfóxido (DMSO) a uma concentração de 1%. O extrato de A. muricata apresentou o maior poder acaricida, com eficácia de 100%, seguido dos extratos de S. malaccensis (75 e 59,24%) e A. indica (65 e 38,49%). Houve 100% de redução na eclosão das larvas quando se utilizou o extrato de sementes de A. muricata.

Palavras-chave : Carrapato; Annona muricata; Syzygium malaccensis; Azadirachta indica; Cymbopogon citratus.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português