SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 suppl.1Ocorrência de anticorpos anti-Toxoplasma gondii em ovinos das áreas urbanas e periurbanas de Curitiba, ParanáOcorrência de Neobenedenia melleni (Monogenea; Capsalidae) em Trichiurus lepturus (Perciformes; Trichiuridae), naturalmente infestados, no litoral do Rio de Janeiro, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária

versão On-line ISSN 1984-2961

Resumo

SAAD, Caroline D. R.  e  LUQUE, José L.. Larvas de Anisakidae na musculatura do pargo, Pagrus pagrus, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Rev. Bras. Parasitol. Vet. (Online) [online]. 2009, vol.18, suppl.1, pp. 71-73. ISSN 1984-2961.  http://dx.doi.org/10.4322/rbpv.018e1014.

A musculatura de 36 espécimes de Pagrus pagrus, provenientes do litoral do Estado do Rio de Janeiro, foi examinada à procura de larvas de nematoides anisaquídeos entre janeiro e maio de 2008. Foi coletado um total de 24 larvas de Anisakis sp., Contracaecum sp., Hysterothylacium sp. e Raphidascaris sp. infectando sete peixes (19,4%). Larvas de Hysterothylacium sp. e Contracaecum sp. mostraram a prevalência mais alta; e Hysterothylacium sp. o maior valor de abundância parasitária. Esse é o primeiro registro de larvas de anisaquídeos na musculatura somática de P. pagrus.

Palavras-chave : Anisakidae; Nematoda; Pagrus pagrus; Rio de Janeiro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português