SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 suppl.1Larvas de Anisakidae na musculatura do pargo, Pagrus pagrus, no Estado do Rio de Janeiro, BrasilPrimeiro relato de Strongyloides sp. (Nematoda, Strongyloididae) em Leopardus tigrinus (Carnivora: Felidae) do município de Botucatu, Estado de São Paulo, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária

versão On-line ISSN 1984-2961

Resumo

CARVALHO, Adriano R.  e  LUQUE, José L.. Ocorrência de Neobenedenia melleni (Monogenea; Capsalidae) em Trichiurus lepturus (Perciformes; Trichiuridae), naturalmente infestados, no litoral do Rio de Janeiro, Brasil. Rev. Bras. Parasitol. Vet. (Online) [online]. 2009, vol.18, suppl.1, pp. 74-76. ISSN 1984-2961.  http://dx.doi.org/10.4322/rbpv.018e1015.

Neobenedenia melleni (MacCallum, 1927) é um conhecido patógeno de teleósteos confinados que exibe baixo grau de especificidade ao hospedeiro. Entre julho de 2006 a junho de 2007, 120 espécimes de Trichiurus lepturus Linnaeus, 1.758 foram adquiridos de pescadores locais na Baia de Guanabara (22º 57' S e 42º 41' O), Estado do Rio de Janeiro, Brasil, para o estudo da sua parasitofauna. A superfície do corpo foi raspada e os monogenéticos obtidos foram identificados como N. melleni, que apresentaram prevalência de 8,3% e intensidade média de infecção 1,2 ± 0,42. O presente trabalho teve como objetivo fazer o primeiro registro de N. melleni parasitando hospedeiro silvestre na costa brasileira, aumentando, dessa forma, a distribuição geográfica conhecida dessa espécie de parasito.

Palavras-chave : Neobenedenia melleni; Trichiurus lepturus; monogenéticos; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português