SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Gastrointestinal parasites of sheep, municipality of Lajes, Rio Grande do Norte, BrazilUse of negative binomial distribution to describe the presence of Anisakis in Thyrsites atun índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária

versión On-line ISSN 1984-2961

Resumen

MACEDO, Madlaine Frigo Silveira Barbosa de et al. Isolamento e genotipagem de Toxoplasma gondii em vacas de leite (Bos taurus) prenhas abatidas. Rev. Bras. Parasitol. Vet. [online]. 2012, vol.21, n.1, pp. 74-77. ISSN 1984-2961.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-29612012000100016.

O presente estudo teve como objetivo avaliar a ocorrência de anticorpos, isolar e genotipar Toxoplasma gondii de vacas prenhas abatidas em um matadouro para consumo humano e de seus respectivos fetos. Sangue de 60 vacas gestantes e amostras de sangue e tecidos (cérebro, pulmão, coração e fígado) de seus fetos foram coletados e utilizados para bioensaio em camundongos. Anticorpos contra T. gondii foram observados em 48,3% das vacas e em 3,7% dos fetos (foram considerados positivos títulos ≥50 para as vacas e ≥25 para os fetos). Quatorze fetos (23,3%) e seis vacas (10,0%) apresentaram-se positivas para T. gondii ao bioensaio. T. gondii foi isolado de amostra de sangue de uma vaca com mais de quatro anos no 6º mês de gestação e de amostra de sangue de um feto no 6º mês de gestação. Por PCR esses isolados foram identificados como sendo de T. gondii e ambas as cepas apresentaram o alelo tipo II em todos os marcadores de PCR-RFLP testados. Esta é a primeira identificação de genótipo tipo II de T. gondii em bovinos do Brasil. Além disso, este estudo mostrou que a transmissão transplacentária de T. gondii ocorre naturalmente em bovinos de leite (23,3%).

Palabras llave : Toxoplasma gondii; bovinos; isolamento; caracterização genotípica.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés