SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Gastrointestinal helminths in calves and cows in an organic milk production system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária

On-line version ISSN 1984-2961

Abstract

PASSOS, Lygia Maria Friche. Cultivo in vitro de Anaplasma marginale e A. phagocytophilum em células de carrapatos: uma revisão. Rev. Bras. Parasitol. Vet. [online]. 2012, vol.21, n.2, pp. 81-86. ISSN 1984-2961.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-29612012000200002.

Linhagens contínuas de células já foram estabelecidas a partir de várias espécies de carrapatos ixodídeos e argasídeos e representam uma ferramenta excelente para o isolamento e propagação de patógenos, permitindo a produção de material antigênico para testes diagnósticos, produção de anticorpos e vacinas, e também para estudos das relações entre hospedeiro-vetor-patógenos. Este artigo revisa o uso de células de carrapatos para estabelecimento e manutenção in vitro de dois patógenos intracelulares, Anaplasma marginale e Anaplasma phagocytophilum. Estes sistemas de cultivo in vitro, têm sido utilizados em vários estudos, tais como análises morfológicas, genéticas, proteômicas e estudos diferenciais entre isolados, incluindo genômica transcricional e expressões proteicas, permitindo comparações entre células dos hospedeiros e dos vetores. Tais sistemas constituem, portanto, uma nova abordagem para melhor entendimento das relações entre patógenos e células de carrapatos. Além disso, tais sistemas contribuem para a redução do uso de animais de experimentação, uma vez que permitem a produção de grandes quantidades de material antigênico sem o uso de sistemas espécie-específicos in vivo.

Keywords : Células de carrapatos; Anaplasma marginale; Anaplasma phagocytophilum; cultivo in vitro; revisão.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English