SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Evaluating the effectiveness of an inactivated vaccine from Anaplasma marginale derived from tick cell cultureSusceptibility of the horn fly, Haematobia irritans irritans (Diptera: Muscidae), to insecticides in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária

On-line version ISSN 1984-2961

Abstract

CADIOLI, Fabiano Antonio et al. Primeiro relato de surto por Trypanosoma vivax em vacas leiteiras no estado de São Paulo, Brasil. Rev. Bras. Parasitol. Vet. [online]. 2012, vol.21, n.2, pp. 118-124. ISSN 1984-2961.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-29612012000200009.

Esta é a primeira descrição de um surto de Trypanosomavivax ocorrido no Estado de São Paulo, no município de Lins. Animais acometidos apresentaram febre, icterícia, diminuição da produção de leite, perda de peso, diarreia profusa, abortos, anemia, leucocitose e hiperfibrigenemia. Foram registrados 31 óbitos de vacas e bezerros em 1.080 bovinos no total. Três vacas apresentaram sintomatologia nervosa, como dismetria, ataxia e fraqueza muscular, além de ptialismo, aumento de linfonodos e edema submandibular. Hemoparasitas flagelados foram observados em esfregaços sanguíneos, e a espécie de tripanossomo foi diagnosticada como T.vivax por PCR. A cepa de T. vivax mostrou ser resistente ao tratamento com aceturato de diaminozeno e a infecção disseminou rapidamente no rebanho. Pelo ELISA, observou-se que 98,36% (599) das amostras de soro colhidas apresentaram títulos positivos para IgG anti-T.vivax. O surto ocorreu em condições de baixa precipitação pluviométrica, fato que indica que outros fatores estavam envolvidos na ocorrência desse surto, como a ausência de tabanídeos e a grande presença de Haematobia irritans e Stomoxys calcitrans, cujo aumento populacional pode ser devido ao uso de resíduos de usinas de açúcar e álcool nos canaviais que circundavam a granja leiteira.

Keywords : Bovino; tripanossomíase; infecção natural; anemia; T. vivax; PCR.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English